O calendário de pagamento do abono salarial do PIS/PASEP de 2023 — referentes ao ano-base 2021 — começa nesta quarta-feira, dia 15. As datas de pagamento variam entre os dias 15 ou 17, a depender do mês. No caso dos trabalhadores da iniciativa privada — que recebem o PIS gerido pela Caixa Econômica Federal —, os primeiros a receber são os nascidos em janeiro. Já entre os servidores e empregados públicos — que recebem o PASEP, pago pelo Banco do Brasil —, o calendário considera o número final de inscrição do beneficiário. Neste caso, os primeiros serão os com número de inscrição final 0. O abono salarial vai variar de 109 reais – para quem trabalhou apenas um mês com registro formal em 2021 – a mil 302 reais – para quem trabalhou o ano todo. Tem direito ao abono quem trabalhou com registro formal por, pelo menos, 30 dias durante o ano-base, recebendo, em média, até dois salários mínimos. Também é preciso estar inscrito no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos. Trabalhadores com contas-correntes ou cadernetas de poupança na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil recebem o crédito diretamente em conta. Os demais podem procurar os bancos para o saque. Em casos de dúvida, o trabalhador pode ligar para o número 158.
-
Compartilhe
PIS/Pasep começa a ser pago nesta quarta
Pode ser do seu interesse
Supremo envia investigação sobre tentativa de golpe de Estado à PGR
Providência foi adotada pelo ministro Alexandre de Moraes, que também retirou o sigilo dos autos.Foto: Divulgação/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo da investigação sobre tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e determinou o encaminhamento do relatório final da Polícia Federal à Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão do ministro foi tomada na Petição (Pet) 12100.
Em...
Operação Contragolpe: Detalhes da ação da Polícia Federal no dia 19/11/2024
Plano de golpistas visava a morte de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes e foi discutido na residência de Braga Netto.
A operação realizada na terça-feira (19/11) ocorreu sob permissão de Moraes, após leitura de relatório entregue pela Polícia Federal (PF) ao Supremo Tribunal Federal. O relatório continha informações obtidas a partir da análise de resultados da operação ‘Tempus Veritatis’ realizada em fevereiro deste ano. Antes das sete da manhã do dia 19, a PF já havia...
MTE resgata seis trabalhadores em trabalho análogo à escravidão na Bahia
Operação conjunta realizada entre os dias 11 e 13 de novembro pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), identificou jornadas exaustivas e falta de direitos trabalhistas em Salvador e Lauro de Freitas.
Seis trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão em Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia. A ação foi realizada entre os dias 11 e 13 de novembro pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em...
ECONOMIA: Senacon recomenda pesquisa prévia para evitar armadilhas na Black Friday
De acordo com Secretaria, planejamento é arma contra fraudes. Comparação do histórico de preços é indicada para que o consumidor não seja enganado com falsos descontos. Governo Federal intensificará fiscalização.
Com foco nas promoções da Black Friday, que ocorre no próximo dia 29 de novembro, a Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, divulgou recomendações para que os consumidores garantam vantagens reais e não sejam enganados com falsos descontos.
Segundo a Senacon, é...