Foram cumpridos 3 mandados de busca e apreensão nos municípios de Serra do Ramalho e Urandi.
Em ação conjunta, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e o Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do GAECO/BA, deflagraram na manhã de hoje (14), a ‘Operação Plata’. Os esforços apuram o crime de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e integrantes de facção criminosa. A suspeita é que tenham sido lavados mais de 23 milhões de reais com compra de imóveis, fazendas, rebanhos bovinos e uso de igrejas.
A operação de magnitude nacional foi deflagrada em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e no total foram cumpridos sete mandados de prisão e outros 43 de busca e apreensão e abarcou estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Ceará, Paraíba e Distrito Federal.
As investigações apontam que dois irmãos ocultaram e dissimularam a origem criminosa de seus recursos provenientes do tráficos de drogas por meio do uso de “laranjas” recrutados em diversas regiões do país. O dinheiro era lavado com a compra de bens e animais em nome desses laranjas.