O caso aconteceu ontem (22), ao abordamos o SUV com placas de Paulo Afonso. Na condução do veículo estava um homem de 61 anos, residente na cidade baiana de Entre Rios.
Os policiais fizeram uma vistoria no carro e descobriram que alguns sinais de identificação do utilitário estavam adulterados.
As placas também eram falsas e foram trocadas para tentar encobertar a origem criminosa, já que o veículo original possuía uma ‘queixa’ de roubo, registrada em Salvador, no mês de fevereiro deste ano.
O motorista afirmou para a equipe que o carro foi comprado por R$ 50 mil em uma plataforma da internet.
Um valor bem abaixo do que o praticado no mercado já que o valor atual do veículo gira em torno de R$ 150 mil.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil, e o idoso poderá responder pelo crime de receptação (art. 180) do Código Penal. O carro será devolvido ao seu legítimo dono que com certeza ficará muito feliz.
E se você tá pensando em comprar um carro usado, se liga nas nossas dicas:
✅Desconfie se veículo estiver com valores de venda muito abaixo do praticado no mercado;
✅Verifique se o veículo tem débitos pendentes como multas e IPVA;
✅Evite realizar negociações com terceiros;
✅Confronte as informações do documento (CRLV) com os elementos identificadores no veículo (chassi, motor, etiquetas)
✅Realize todos os trâmites burocráticos de transferência de propriedade.
Essas são dicas importantes para se evitar cair em golpes, ter prejuízos financeiros e ainda responder pela prática do crime de receptação de veículo roubado. Vale ressaltar que algumas vezes, o comprador sequer tem conhecimento da procedência ilícita do veículo e o adquire de boa fé.
Fonte: Núcleo de Comunicação Social – SPRF/BA
Polícia Rodoviária Federal
#combateaocrime #fraudeveicular #veículo #carrousado #PRF #chassi #motor #compraevenda #CRLV #DUT #transferência #Detran #Brasil #highwaypatrol #policiabrasileira #police #2023