Veja em seguida o comentário da Redação do Blitz Conquista
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PMVC
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) identificou mais de 20 ligações irregulares de esgoto no canal de drenagem de águas pluviais da Avenida Régis Pacheco. A constatação veio a partir de uma averiguação feita na última quarta-feira (22), no trecho onde houve rompimento durante as chuvas.
A Embasa foi imediatamente comunicada da situação e se comprometeu a iniciar, ainda neste fim de semana, a construção de uma rede coletora de esgoto no calçamento da avenida, para as ligações dos estabelecimentos comerciais que vêm fazendo o descarte irregular.
A Seinfra também notificou os proprietários dos estabelecimentos, para que eles regularizem a situação. Assim que essas medidas forem executadas, os pontos irregulares serão devidamente selados.
As ligações clandestinas foram atestadas por meio do chamado “teste de tinta”. O procedimento consiste em lançar um pó corante nos vasos sanitários dos estabelecimentos do entorno, e em seguida dar descarga. É possível então monitorar o destino dessas águas, que foram detectadas saindo pelos canos ligados ao canal da rede de drenagem de águas pluviais.
Com a averiguação feita pela Seinfra, fica claro que a degradação da estrutura de concreto armado da rede de drenagem da Avenida Regis Pacheco foi decorrente de processos químicos e físicos causados pela ligação do esgoto na galeria pluvial. Isso porque as bactérias presentes nos dejetos descartados podem produzir gases, como o sulfeto de hidrogênio, que causam a corrosão do concreto, resultando na formação de buracos e vãos.
Tudo isso foi identificado na vistoria, que registrou rachaduras, fissuras e desintegração da superfície em alguns pontos do canal, acompanhadas por forte odor, devido à ação do esgoto ao longo do tempo. Essa também é a causa do mau cheiro do Rio Verruga, especialmente nas imediações do Restaurante Popular.
De acordo com o secretário Jakcson Yoshiura, uma operação será realizada para fiscalizar o descarte irregular de esgoto em canais pluviais em toda a cidade. “Estaremos tomando medidas como essa em toda a rede de drenagem do município, em parceria com a Embasa, para identificar essas ligações clandestinas e dar o correto destino ao esgoto e às águas pluviais”, garantiu.
Entenda o caso
No mês de dezembro, a Prefeitura foi acionada para prestar auxílio à Embasa após o rompimento de parte da rede de esgoto que passa na Avenida Régis Pacheco. Desde então, o Governo para Pessoas tem trabalhado na sinalização da área afetada e no apoio de maquinários.
Em 11 de março, a Seinfra iniciou a obra de recuperação da rede de drenagem danificada com o rompimento. O órgão fez a desobstrução do canal e está construindo o piso da galeria e a laje superior em concreto armado.
Atualmente, estão sendo executadas as paredes laterais com bloco estrutural grauteado (tipo de concreto fluido feito com cimento, areia, pedrisco e bastante água, para preencher os furos dos blocos). Em seguida, será estruturada a laje em concreto armado e o aterro compactado da via. Por fim, será feita a recomposição da pavimentação asfáltica, com inserção de meio-fio e a reconstrução do passeio.
Secom PMVC
RESUMINDO:
Não há rede de esgoto na região onde ocorreu o rompimento da estrutura de concreto feita para drenagem da água da chuva.
Ao longo dos anos, os usuários dos imóveis comerciais e/ou residenciais, não tendo rede de esgoto para lançar os dejetos, fizeram a ligação irregular de suas redes de esgoto na rede de drenagem de água das chuvas.
O esgoto produzido nesses estabelecimentos contém agentes químicos e orgânicos que provocam a degradação acelerada das estruturas de concreto. E esse processo vem ocorrendo há muitos anos.
Entretanto, isso tudo não é suficiente para explicar o motivo de tanta demora na restauração da estrutura que causou muitos transtornos à circulação de veículos, por diversos meses.
Enfatiza-se também a ocorrência de uma abertura no canal que drena as águas do Rio Verruga, com sinalização feita pela Prefeitura, há mais de ano na Praça Vitor Brito, sem o devido esclarecimento por parte desta à população.
Ocorrências como essas, de problemas na pavimentação das ruas, redes de drenagem pluvial danificadas etc. trouxe muito desgaste para a imagem da gestão atual do município, e por muito tempo, pouco esclarecimento foi dado à população, assim como à imprensa local que tanto questiona sobre o problema.
NO POPULAR:
Água mole em concreto de drenagem da chuva, dura pouco para desabar, quando jogam produtos de limpeza, coco e xixi.