Atualmente o aeroporto Glauber Rocha conta com operações das três principais companhias aéreas brasileiras: AZUL, GOL e LATAM com voos diretos pra Salvador, Belo Horizonte e São Paulo.
Duas delas, fazendo o voo Conquista Salvador com conexão em São Paulo, (muito demorado) apenas AZUL faz atualmente voos diretos de Conquista Salvador.
A partir de novembro os voos diretos no trecho Conquista Salvador ida e volta da AZUL, sairão da malha da companhia.
Nas contas das companhias, concentrar todos passageiros nos seus HUBs, de lá fazer a redistribuição dos passageiros, aproveitando ao máximo suas ocupações, é muito mais econômico e rentável.
É uma situação complexa, outro exemplo é a crise aeroportuária no Rio de Janeiro, onde o aeroporto internacional do Galeão corre o risco de ser desativado por falta de voos e o Santos Dumont no centro da cidade já beira o estrangulamento.
Encerrar os voos diretos e acabar a única opção existente, é muito prejudicial para nossa região.
O governo pode e deve ajudar resolver essa equação, haja visto que as companhias são beneficiadas com subsídios dos combustíveis.
Como ficará Vitória da Conquista? considerando a malha aérea atual, com a existência de voos pra São Paulo e de lá, vários outros da mesma companhia de pra Salvador, elas estão oferecendo essa alternativa, com essa conexão em Guarulhos-SP, sendo que o menor tempo de viagem é de cinco horas e meia, quando no voo direto é em torno de 40 minutos.
Precisamos urgentemente buscar uma solução, a mais viável é trazer de volta a VOEPASS, essa não conseguia viabilizar a operação em nossa cidade, pois os passageiros optavam pelas empresas GOL e AZUL por serem aeronaves maiores.
Agora nessa perspectiva de conexão em Belo Horizonte ou São Paulo, vislumbra a viabilidade da VOEPASS (PASSAREDO)
Precisamos do seu apoio, é bom pra Conquista.
JOSÉ MARIA CAIRES