Cotidiano Destaque Saúde

Novembro é o mês dedicado à saúde do homem

A prevenção é o melhor remédio e a detecção precoce, aliada ao tratamento, promove a cura em 90% dos casos de câncer de próstata. A campanha Novembro Azul do Ministério da Saúde alerta para os sinais da doença e esclarece a população sobre a importância do acompanhamento médico.

Aos 75 anos, o seu Sebastião Araújo descobriu câncer de próstata durante exame de rotina. Com a doença em estágio avançado, foi preciso um procedimento cirúrgico e sessões de radioterapia. Hoje, curado, o aposentado lembra como foi superar o diagnóstico. Não me desesperei, acho que isso foi um dos fatores que me ajudou também. Fiz os procedimentos que tinham que ser feitos, tive que fazer uma dietazinha e tal. Mas, correu tudo bem.
O câncer de próstata é o segundo mais comum nos homens e também o segundo que mais mata atrás do câncer de pulmão. Dados do sistema de informação sobre mortalidade do Ministério da Saúde revelam que de 2019 a 2021 foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor. No ano passado foram registrados mais de 65 mil casos e pode chegar a 72 mil neste ano. A maioria dos casos de câncer de próstata não apresentam sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina, e em alguns casos dorócea na região das costas.
Se não tratado, o câncer de próstata pode se espalhar por outros órgãos como fígado, pulmão e cérebro. Por isso, o diagnóstico precoce da doença ainda é essencial. Alerta o médico urologista do Hospital Universitário de Brasília, Rômulo Marocolo Filho.” Quanto mais cedo você detecta o problema, mais fácil é o tratamento e menor é o risco de não dar certo o tratamento e também de ter alguma sequela. As chances de cura, por exemplo, são muito grandes. O câncer de próstata hoje, detectado em fase inicial, passa de 90% de chance de cura. São pouquíssimas coisas em medicina que a gente tem que dar mais de 90% de cura”.
A campanha Novembro Azul todos os anos alerta em incentivos cuidados para o câncer de próstata. Segundo a ministra da Saúde, Nise Etrindade, a campanha é uma oportunidade para entender a saúde masculina. “Assim como fizemos no outubro rosa em relação à saúde das mulheres, vamos ter o foco na saúde dos homens, conscientizando-os sobre a importância do cuidado geral com a sua saúde, da promoção da saúde, da prática de exercícios, do cuidado e também envolvendo o câncer de próstata, o controle desse câncer. Então vai ser uma abordagem geral, chamando a atenção de que os homens precisam cuidar da sua saúde”.
O seu Sebastião, lá do começo da reportagem, faz questão de compartilhar os cuidados com a saúde. “Ela interfere na sua família, no casa, no trabalho, os amigos também se preocupam, né? Então atinge muita gente. E quando está só em você, faça o que tiver que ser feito, porque aí você cura. E cura os outros também“. Os exames para identificar o câncer de próstata são feitos por Toque Retal, ou PSA, antígeno prostático específico recolhido no sangue. O SUS oferece gratuitamente todo o tratamento aos pacientes com a doença.
Reportagem, Pablo Mundim.
Voz do Brasil

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados