A temperatura pode variar entre 24ºC e 33ºC nas capitais da região
Apesar das nuvens, o sol aparece em quase toda a região Nordeste do Brasil, nesta segunda-feira (29). Em Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza não há previsão de chuva. Já em Teresina e São Luís, muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada a qualquer hora do dia.
Salvador tem manhã com muitas nuvens e à tarde deve ocorrer pancadas de chuva e trovoadas isoladas, diferente das demais cidades baianas onde o tempo fica fechado durante todo o dia, principalmente no sul e oeste do estado.
À noite o tempo fica firme em quase toda a faixa litorânea da região, com exceção de Natal, João Pessoa, São Luís e Teresina.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), parte da Bahia e do Piauí e quase todo o estado do Maranhão estão sob alerta de chuvas intensas, que representa perigo. Já Abaré (BA), Acauã (PI), Afonso Cunha (MA), Afrânio (PE), Agricolândia (PI), Água Branca (PI) e Água Doce do Maranhão (MA) são algumas cidades em perigo potencial.
O meteorologista do Inmet Heráclio Alves explica que o cenário vai mudar nas áreas em que ocorreram chuvas nos últimos dias e agora as chuvas ficam mais concentradas no sul e extremo sul, e oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí.
“Já nas demais áreas o tempo fica mais estável, associado à massa de ar mais quente e seca, que vai atuando do Ceará até o centro-norte da Bahia, deixando o céu com nebulosidade reduzida e pouca chance de chuva. Mesmo assim, no período da tarde pode ocorrer pancadas de chuvas isoladas, com ventos que vêm do oceano entre Sergipe até o Ceará, mas isso acontece logo nas primeiras horas da manhã”, explica.
Ao longo da semana, na faixa norte, extremo sul e leste da região, a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 50 milímetros. No interior da região, são previstos menores acumulados de chuvas.
A temperatura mínima entre as capitais nesta segunda-feira (29) será de 24ºC em Teresina e a máxima pode chegar a 33ºC em João Pessoa e Maceió.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.