O Conselho Nacional de Trânsito estendeu até abril o prazo que havia sido encerrado em dezembro do ano passado.
O conselho nacional de trânsito, CONTRAN, prorrogou o prazo para que motoristas profissionais atualizem o exame toxicológico periódico. O prazo havia terminado em dezembro do ano passado, e agora vai até março para um grupo e abril para o outro.
A obrigatoriedade do exame é para condutores com CNH das categorias C, D e E, que trabalham dirigindo, por exemplo, ônibus e caminhões.
Quem não atualizar o toxicológico e for flagrado dirigindo a trabalho, é multado em 1467 reais, e perde sete pontos na carteira de habilitação, pois é uma infração gravíssima. Então se você é motorista profissional com CNH C, D ou E, emitida ou renovada a partir de setembro de 2017, e não atualizou o exame toxicológico, fique atento aos prazos.
Podem renovar o exame até o dia 31 de março os condutores com CNH com vencimento entre janeiro e junho, e até o dia 30 de abril os que tem a carteira com vencimento entre julho e dezembro.
O exame toxicológico analisa amostras de cabelo, pele ou unha e é capaz de identificar se o condutor fez uso de alguma substância ilícita, como drogas. A validade do teste é de dois anos e seis meses.
Se o exame der positivo, o motorista tem o direito de dirigir suspenso e fica impedido de emitir ou renovar a CNH por 90 dias.