Cotidiano Saúde

521 municípios vão receber vacina contra dengue

As regiões escolhidas possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes, e apresentaram alta transmissão de dengue em 2023 e 2024, com maior predominância do sorotipo denv-2

A vacinação contra a dengue pelo SUS começará em fevereiro e o Ministério da Saúde já selecionou os 521 municípios prioritários. As regiões escolhidas possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, com mais de 100 mil habitantes, e apresentaram alta transmissão de dengue em 2023 e 2024, com maior predominância do sorotipo denv-2.  

Vale lembrar que neste primeiro ano de vacinação, serão imunizadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Essa faixa etária concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa.

A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado, dia 20 e o lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica japonesa Takeda. 

O ministério ressalta que mesmo com a vacinação da população, é importante manter os cuidados básicos para evitar mais casos de dengue. Aqui vão algumas dicas: mantenha reservatórios ou caixas d’água cobertos com tampas, telas ou capas, evite água parada em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas e faça a limpeza regular da caixa d’água. 

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados