Anúncio das 16 modalidades contempladas com os recursos foi feito nesta quinta-feira (7), pelo presidente Lula. Serão obras e equipamentos das áreas de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva.
O governo federal vai investir R$ 23 bilhões em 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções. Os eixos contemplados são Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.
Foram selecionadas 6.778 obras nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 3.270 municípios.
As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além de seguir os critérios de cada modalidade.
Na área da saúde, os recursos serão usados para construção de policlínicas regionais, unidades básicas de saúde, maternidades, centros de parto normal, centrais de regulação do Samu, Centros de Atenção Psicossocial, os Caps, Centros Especializados em Reabilitação, Oficinas Ortopédicas e Unidades Odontológicas Móveis.
Já para o eixo educação, o investimento será usado para construir Escolas em Tempo Integral, de ensino fundamental e médio, Creches e Escolas de Educação Infantil, além da aquisição de veículos do Programa Caminho da Escola.
O Novo PAC Seleções também vai construir 300 novos CEUs da Cultura; vai desenvolver 105 projetos de engenharia e arquitetura para recuperar patrimônios culturais materiais e imateriais; e construirá ainda 240 novos Espaços Esportivos Comunitários.
O Novo PAC Seleções compreende um total de R$ 65,2 bilhões destinados a obras e empreendimentos com participação dos estados e municípios. Os projetos são desenvolvidos pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas