Com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e representantes da PM e PC, a festa da Independência teve o desfile da Avenida Integração iniciada pelo Tiro de Guerra, seguido das tropas da Polícia Militar da Bahia, Bombeiros Militares, Colégio da Polícia Militar, Guarda Municipal. Em seguida passaram pela avenida as instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação e, logo após, o Instituto de Educação Euclides Dantas – IEED. Na sequência, desfilaram a Maçonaria, Organização Desperta Débora, Escoteiros, e por fim O Grito dos Excluídos.
Destacou-se no evento a quantidade de pessoas com vestes das cores da bandeira do Brasil, que aparentemente foi menor que em anos anteriores; e pouca representatividade das escolas estaduais, com a participação de apenas duas, sendo que uma delas foi o CPM.
No entanto, a festa ainda se caracteriza pela alegria e beleza, principalmente de crianças que, na companhia de familiares, fazem do desfile um evento belo onde se vê a imagem do povo, que ainda guarda esperança de pertencimento da nação.