Perfis falsos do CadÚnico estão se proliferando em redes sociais, apesar do Cadastro não ter nenhum perfil oficial em qualquer plataforma.
Cuidado, o cadastro único, o CadÚnico não possui perfis em redes sociais e nem existe página para se inscrever no CadÚnico, sistema do governo federal onde são inscritas as famílias de baixa renda para acessarem os programas sociais federais, tais como o Bolsa Família, o Pé de Meia, o Minha Casa, Minha Vida e o Água Para Todos. Segundo a secretária nacional do cadastro único, Letícia Bartolo, o CadÚnico conta com um aplicativo próprio, disponível para celulares e OS e Android. Além disso, os canais de comunicação oficiais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome são as fontes de informação legítimas do CadÚnico.
“O cadastro único não tem rede social e não usa rede social, nós não temos perfis oficiais e nenhuma rede social. Nós usamos as redes sociais do Ministério do Desenvolvimento Social, o cadastro único, ele é feito ou no centro de referência de assistência social ou nos postos de cadastramento vinculados a esses centros. O cadastro não é feito nem pela internet, nem por nenhum aplicativo, mas é importante você saber que o cadastro único tem um aplicativo sim.”
Para escrever-se no CadÚnico, o responsável irá declarar as informações de todas as pessoas da família, por isso precisa levar um documento com foto como, por exemplo, sua carteira de identidade ou carteira de trabalho. Além disso, precisa levar o seu CPF ou o seu título de eleitor e um comprovante de residência, além dos seus próprios documentos, o responsável deve levar pelo menos um documento de cada pessoa de sua família, CPF, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, carteira de trabalho ou título de eleitor. Na hora de se informar, procure fontes confiáveis.
Rádio Gov.