Edital “Sertão + Produtivo” busca fortalecer cooperativas de agricultores familiares, gerar renda e ampliar a produção de alimentos saudáveis no semiárido. Inscrições vão até fevereiro de 2025.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras anunciaram, nesta quinta-feira (12), em Natal, um novo passo para o fortalecimento da agricultura familiar no semiárido brasileiro.
Edital “Sertão + Produtivo” destina até R$ 100 milhões para financiar dez projetos, com aporte de até R$ 10 milhões para cada. Os municípios do clima semiárido foram organizados em dez regiões, abrangendo 11 estados.
Com formato e volume inéditos, a iniciativa é a maior da história do BNDES voltada ao apoio de projetos de inclusão produtiva para cooperativas. O edital abrange 1.477 municípios de 11 estados brasileiros (RN, PE, AL, SE, BA, CE, ES, MA, MG, PB e PI) e busca aumentar a capacidade produtiva e comercial dessas cooperativas, com foco na produção de alimentos saudáveis e no benefício de comunidades vulneráveis.
Além de ampliar o acesso a programas como o PNAE, que distribui alimentos para escolas públicas, o edital prioriza mulheres, jovens e povos tradicionais e aposta em práticas agroecológicas e sustentáveis. A expectativa é gerar mais empregos, aumentar a renda e promover a segurança alimentar nas regiões atendidas.
As inscrições estão abertas até 21 de fevereiro de 2025.
Da Agência Rádio Gov