O trânsito de Vitória da Conquista tem apresentado sinais de ineficiência nos últimos tempos. Os motivos são diversos, e vão desde a infraestrutura precária em diversas vias principais até a irresponsabilidade e imperícia de muitos condutores. Mas existe também outros fatores, e um que preocupa bastante é a presença de animais soltos nas ruas.
Entre os animais, existem os de maior porte como equinos e bovinos; e outros de menor porte como cães e gatos. Sobre estes a mídia local tem discutido amplamente, sem que providências definitivas sejam tomadas.
Dando no momento maior destaque aos equinos, é de conhecimento geral que a presença desses animais soltos nas ruas tornou-se muito comum. Fato que gera preocupação pois, percebe-se que são, quase sempre, os mesmos animais. Vez por outra, funcionários da Prefeitura fazem a apreensão de animais, mas o problema sempre se repete.
Resta que as autoridades responsáveis esclareçam à sociedade as razões pelas quais o problema se repete e quais as providências serão adotadas para impedir que a presença indevida desses animais nas vias públicas continuem colocando em risco a segurança do trânsito de veículos.