Sistema de abastecimento de Vitória da Conquista funciona com menor volume de água para reparo de adutora
O Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Vitória da Conquista, funcionará com redução de 15% no volume de água distribuído, devido a um reparo em uma das adutoras do sistema, com previsão de conclusão no dia 26 de setembro. Durante o período de redução temporária no volume de água, a rede distribuidora trabalhará com menor pressão, o que pode causar interrupções nos pontos do sistema que precisam de maior pressão, como locais altos e localidades rurais.
O reparo será feito na adutora que precisou ser remanejada durante a obra de ampliação do sistema de abastecimento de Vitória da Conquista, que está em andamento. Além de recuperar um trecho danificado, a intervenção irá estabilizar essa tubulação no seu novo local. “Para garantir o pleno funcionamento desse equipamento com toda segurança, precisamos aguardar o tempo de secagem, por isso vamos precisar de alguns dias até que a adutora possa operar novamente”, explica o gerente regional, Manoel Marques.
Por conta dessa redução temporária na oferta de água, a Embasa recomenda que a população de Vitória da Conquista e Belo Campo utilize a água armazenada nos reservatórios domiciliares de forma criteriosa, sempre evitando todas as formas de desperdícios.
AMPLIAÇÃO DO SISTEMA – Com investimentos aproximados de R$80 milhões a obra de ampliação do SIAA prevê a instalação de uma nova adutora de água tratada de 13 quilômetros de extensão e 700 milímetros de dimensão que se somará às duas adutoras existentes, de 700 e 500 milímetros. A obra também prevê a construção de duas novas estações de bombeamento de água bruta e tratada, com novos equipamentos eletromecânicos para aumentar o volume captado e transportado de água até a estação de tratamento e posteriormente até os reservatórios do sistema distribuidor.
Unidade de Comunicação Empresarial
Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa)