Brasil e Mundo

MGI destina áreas da União e amplia habitação popular em seis estados

Em janeiro, o governo destinou áreas equivalentes a 22 campos de futebol para moradia de interesse social. A ação do programa Imóvel da Gente beneficia 1.211 famílias e viabiliza novas unidades habitacionais.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos iniciou 2026 com a destinação de áreas equivalentes a 22 campos de futebol para habitação de interesse social. As medidas foram realizadas em janeiro, por meio da Secretaria do Patrimônio da União, dentro do programa Imóvel da Gente, e beneficiam 1.211 famílias em seis estados das regiões Norte, Sudeste e Sul.

Ao todo, foram destinados 157.738 metros quadrados, resultado de 12 processos publicados no Diário Oficial da União. São Paulo concentrou a maior área destinada, com 27.719 metros quadrados, permitindo 316 unidades habitacionais. Em seguida aparecem Amazonas, com 300 unidades; Minas Gerais, com 265; Rio Grande do Sul, com 158; Rio de Janeiro, com 100; e Tocantins, com 72 unidades. Um dos destaques é um terreno em Santos, no litoral paulista, que deve permitir a construção de 200 moradias e que estava sem uso havia mais de 50 anos.

O programa Imóvel da Gente tem como foco redirecionar imóveis da União que não cumprem função social para políticas públicas, com prioridade para moradia e regularização fundiária. A iniciativa é estruturada em quatro frentes: destinação habitacional para o Minha Casa Minha Vida – Entidades, regularização e urbanização de ocupações, apoio a políticas públicas estratégicas como as do Novo PAC e uso de grandes áreas para empreendimentos múltiplos, conforme as necessidades locais.

 

Fonte: Agência Rádio Gov

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados