A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) rebateu ontem (11) declarações do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes e Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, de que o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, de 25% para 27,5% trará prejuízos ao consumidor.
A Unica afirma que não há risco de desgaste das peças, pois “são produzidas com amplas tolerâncias”. Em estudo a ser entregue ao governo, a Anfavea afirma que há possibilidade de maior desgaste nos componentes metálicos e de borracha nos carros a gasolina, além de dificuldade na partida.
A Unica é autora da proposta de aumento da mistura e discute o tema com o governo desde janeiro. A entidade também contesta, entre outros itens, a afirmação de que a medida vai gerar aumento de 20% nas emissões de aldeídos e de 75% nas de NOx (óxidos de nitrogênio).
Segundo a entidade que representa os usineiros, eventuais aumentos de emissões ficariam em torno de 15% para aldeídos e abaixo de 20% para o NOx. “Juntos, os impactos ambientais positivos com a mistura de 27,5% superam largamente o eventual aumento de emissões que poderia ocorrer”, informa em nota.
Na lista de benefícios que a mudança traria estão, por exemplo, o impacto positivo nas contas da Petrobrás, ao reduzir a necessidade por produção ou importação de gasolina, e o impacto positivo para a balança comercial, além da melhora da qualidade do ar.
“A entidade entende que os argumentos de Moan não batem com dados que estão disponíveis”, diz o diretor de comunicação corporativa da Unica, Adhemar Altieri. Procurada, a Anfavea não se pronunciou.
O aumento da mistura – nunca utilizada nessa proporção – está sendo avaliado pelos Ministérios da Agricultura e de Minas e Energia. O objetivo, segundo o governo, é atenuar o impacto do preço da gasolina para o consumidor e ajudar os produtores de cana-de-açúcar.
Segundo a Unica, há estimativas de que o setor pode perder de 40% a 50% das exportações de etanol anidro para os Estados Unidos neste ano. Aumentar a mistura seria uma forma de absorver essa demanda. (As informações são do jornal O Estado de S. Paulo)
A gasolina está cada vez mais fraca, ainda recebe água e álcool.
Os carros estão enferrujando motor, escapamento.
O problema não é só os automóveis que serão prejudicados. Não podemos esquecer dos motores náuticos, agrícolas, pequenos geradores de energia e muitos outros, que, na maioria são importados e, com certeza não são preparados para o uso com tanta porcentagem de álcool na gasolina.