Março de 2014. Jônatas, funcionário de uma empresa de limpeza urbana, recolhe um saco de lixo para levar ao caminhão de coleta. Sem perceber que a sacola esta rasgada, Jônatas segue transportando o lixo até a sacola acaba de se romper, ferindo sua perna esquerda em um corte profundo, que lhe resultou em vários pontos. Por pouco o funcionário poderia ter ficado com perna atrofiada (já que o corte passou muito perto de um nervo) ou ainda um hemorragia, que poderia lhe custar a vida. O problema todo foi causado porque um morador depositou indevidamente cacos de vidro em uma sacola plástica (e frágil) de lixo.
Recuperado, já voltou ao trabalho e aproveita para solicitar a comunidade: “É preciso que a comunidade se conscientize da importância de armazenar bem o seu lixo. Por exemplo, o vidro precisa ser adequadamente depositado, para evitar acidentes a sua família e também aos pais de família que trabalham e precisam viver. Nós somos gente também”, diz Jonatas.
Acompanhe algumas dicas para saber como armazenar melhor o seu lixo:
Qualquer material cortante, como cacos de vidros, agulhas, laminas, pregos, deve ser colocado dentro de um recipiente que o isole e evite contato com as mãos. Pode ser uma caixa de papelão, caixa de leite, lata de achocolatado ou mesmo embrulhado em várias camadas de jornal.
Os sacos de lixo não precisam ser colocados em lugares muito altos para não comprometer o trabalho dos coletores. Caso sua casa não tenha suporte no portão, coloque o lixo no chão.
Para evitar que os animais rasguem os sacos e espalhem o lixo, procure colocá-los na rua sempre próximo do horário de passagem do caminhão coletor.
*Por Cristiane Santana / Blitz Conquista