O radialista Herzem Gusmão postou nota de esclarecimento em seu site na noite desta quinta-feira (19) sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral/AIJE promovida pela Frente Conquista Popular. Pré-candidato a deputado estadual pelo PMDB, ele recebeu um banho de água fria em suas pretensões eleitorais ao ter seus direitos políticos cassados por oito anos pelo Tribunal Regional Eleitoral/TRE por autopromoção em programa de rádio, o que teria desequilibrado a seu favor o pleito eleitoral de 2012. “Todos sabem que, através da minha atividade profissional de jornalista, sempre me coloquei à disposição da minha cidade e da região sudoeste para representá-la nas suas angústias, nos seus sonhos e no seu crescimento. Sou um defensor do estado democrático de direito e da livre expressão; jamais concordarei com a censura”, afirmou o radialista, que afirmou acreditar na reforma da sentença. “Os nossos comentários jornalísticos que motivaram a ação foram emitidos no ano de 2011, ano anterior à eleição de 2012. Esperamos a correção dessa sentença”, afirmou.
Leia a íntegra da nota:
“A Constituição da República assegura o direito de expender crítica, ainda que desfavorável e exposta em tom contundente e sarcástico, contra quaisquer pessoas ou autoridades” (Ministro Celso de Mello)
Em uma Ação julgada extinta em Vitória da Conquista, no Processo 41848/2012, o Procurador Regional Eleitoral, José Alfredo de Paula Silva acatou o pedido de reforma da sentença solicitado pela “Coligação Frente Conquista Popular” na eleição de 2012. O processo se refere às minhas opiniões e às do jornalista Dilton Rocha, relacionadas aos problemas da cidade no ano de 2011.
Todos sabem que, através da minha atividade profissional de jornalista, sempre me coloquei à disposição da minha cidade e da região sudoeste para representá-la nas suas angústias, nos seus sonhos e no seu crescimento. Sou um defensor do estado democrático de direito e da livre expressão; jamais concordarei com a censura.
Nesse momento, em que sou alvo de uma ação que ainda cabe recurso, quero tranqüilizar a todos que confio na reforma desta sentença. Acredito na justiça e utilizarei todos os meios necessários para continuar tendo o direito de representar a minha cidade e a minha região.
Quero citar o ministro do STF, Celso de Mello, que, em um voto histórico defendendo a liberdade de expressão, disse: “o Estado não dispõe de poder algum sobre a palavra, sobre as ideias e sobre as convicções manifestadas pelos profissionais dos meios de comunicação social”. O ministro Dias Tófoli, atual Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevista a Alexandre Garcia na Globo News, declarou que só é considerada propaganda antecipada quando existe pedido de votos.
O ex-ministro da educação e professor Ubirajara Brito afirmou desconhecer na justiça brasileira alguma condenação com perda de direitos políticos por delito de opinião. Os nossos comentários jornalísticos que motivaram a ação foram emitidos no ano de 2011, ano anterior à eleição de 2012. Esperamos a correção dessa sentença.
– See more at: http://blogdofabiosena.com.br/v2/noticias/cotidiano/herzem-utilizarei-todos-os-meios-necessarios-para-continuar-tendo-o-direito-de-representar-a-minha-cidade/#sthash.mn1M5LVa.dpuf
acho é poco pra vc
PARABENS TRE, NAO SOU A FAVOR DO PT MAIS JORNALISMO DEVE SER ACIMA DE TUDO IMPARCIAL.
Um pau mandado a menos na política. Um alívio esta notícia.
REALMENTE POPULAÇÃO DE CONQUISTA VOCES MERECEM O PREFEITO QUE TEM.
O problema não é Herzem , o problema é a idolatria que o conquistense tem pelo PT. se colocar qualquer candidato pra concorrer com algum candidato do PT , o candidato petista sempre ganha. A cidade pode tá horrivel voces são sempre 13 não é mesmo? hahahaha.
Lamentavel todos esses comentarios que li aqui, continuem assim, conquista vai longe assim desse jeito . hahahahahaha
É minha city mais é atrasada sou realista.
PARABENS AO TRE POIS HERZEM GUSMAO COM SUA DOR DE COTOVELO
NEM TRABALHA MAIS E O TEMPO TODO SE PROMOVENDO ATRAVES DA RADIO
COMO SE ELE FOSSE UM SANTO E QUE RESOLVERIA TUDO EM NOSSA CIDADE
COMO SE FOSSE TAO SIMPLES ASSIM.
Quem planta vento colhe tempestade, você estar colhendo o que plantou em todo o tempo em que decidiu ser Politico, você sempre demonstrou ser arrogante, prepotente, e com muito ódio dos Adversário Politico nos seus comentário,voçê não tem Carisma , a sua Radio toda era a seu Favor a começar as 7,00Hs ate as 8,00hs da Manhã com o Dilton Rocha, Depois vem a Dona da Radio das 9,00 Hs ate as 10,00 Hs, e das 10,00 Hs ate as 11,00 Vem a Cinde Santos, e depois vem o Cacique Herzem Gusmão das 12,00Hs ate as 14,00 Hs, e das 14,00Hs ate as 15,00 Hs vem o Sr. Nerival e Cleber Avelino, Todos esses programas estão pronto para ajudar a Candidatura do Sr. Herzem Gusmão, acho que eles foram longe ate demais com Propaganda em favor desse candidato,acho que o TRE decidiu fazer a coisa certa, eles fazem comício o Ano todo, dá até nojo ouvir as criticas, quase sempre repetitivas, isto se chama abuso do poder, e se acham acima da lei, mas a Justiça foi Feita, O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO.O Sonho de ser Deputado Acabou, só depois de 08 Anos da Cassação. Os Adversários foram massacrados todos os dias por esse Radialista Politico. Achando que ele era dono da Verdade, por isso ele viu o resultado que deu. SÓ TENHO A AGRADECER O TRE POR ESSA DECISÂO.
E agora boca de aluguel???? Vai voltar pra rádio e continuar destilando o seu ódio com ironias? 5×0 foi pra vc ficar caladinho! E os seus paus mandados? O tal do Dilton Rocha, que quem conhece Conquista como o sr, sabe quem é este sujeito.