O Centro de Apoio e Atenção à Vida contribuiu com a história de resgate da autoestima de milhares de pacientes que utilizam o serviço anualmente. Em 15 anos de atuação, ele tem se destacado como um dos principais centros de prevenção e tratamento para pessoas que vivem com o vírus HIV/aids na Bahia. O número de atendimentos de pacientes diários chega a uma média de 400, oriundos tanto de Vitória da Conquista quanto de cidades do sudoeste baiano e do norte de Minas Gerais.
O reconhecimento às ações do Caav ultrapassa as fronteiras da Bahia. Em maio deste ano, a Prefeitura de Vitória da Conquista foi a única da Bahia, nessa categoria, a receber um prêmio nacional que reconhece as melhores práticas de gestões municipais e de organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance dos objetivos do milênio. A premiação deve-se ao desenvolvimento do projeto de Redução da Transmissão Vertical do HIV/aids realizado pelo Caav.
Desde 2007, com o teste rápido de HIV implantado no Centro e em todas as maternidades do município, Vitória da Conquista não registra nenhum caso de criança nascida com o vírus do HIV/aids. Hoje, todas as gestantes inscritas no pré-natal são submetidas ao teste de HIV/Sífilis, uma vez que as equipes das unidades de saúde e que atuam na assistência ao parto estão capacitadas para realizarem o exame, bem como para o protocolo de conduta para as gestantes HIV positivas e crianças expostas ao vírus.
Além do teste rápido de HIV, o Caav também disponibiliza leite para crianças de até dois anos, sendo que a distribuição para as crianças entre seis meses e dois anos de idade é feita com recursos próprios do município. *Com informações da Secom/PMVC