O objetivo foi simular os procedimentos de segurança que seriam realizados para proteger a população, caso fosse necessário
Os cidadãos que forem ao Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura a partir dessa quarta-feira, 18, a fim de conferir as atrações do Forró Pé de Serra do Periperi, terão sua segurança garantida, logo na entrada, por mais de dez câmeras de monitoramento – oito fixas e três do tipo speed dome, que produz imagens em 360 graus. Além disso, todos os visitantes também deverão passar por procedimentos de revista com detector de metais.
Além de todo esse aparato, a integridade física de todos os que participarem dos festejos juninos no novo espaço será protegida por equipes de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil, o Samu 192, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o Conselho Tutelar, entre outros. Todos estarão presentes dentro do espaço de eventos do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.
E, com o objetivo de afinar ainda mais a sintonia entre as equipes, uma reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira, 16, no mesmo local, com a participação de todos os órgãos envolvidos nas operações de segurança, e ainda representantes de secretarias que compõem a Administração Municipal. Uma situação-limite, hipotética e, sobretudo, extrema, foi imaginada, para que os órgãos presentes a tomassem como exemplo e simulassem o que fariam, em tal eventualidade.
Esforço coletivo – A reunião foi a culminância de um trabalho que os órgãos de segurança vêm desenvolvendo há pelo menos três meses. “O objetivo, em primeiro lugar, é planejar a ação que poderia ser feita se acontecesse de fato um momento como esse”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão.
Para o comandante da 78ª Companhia Independente de Polícia, major Selmo, o simulado foi um momento de “coroação” de todo o esforço que foi empreendido para criar as operações de segurança. “O intuito é fazer com que a cidade ganhe um espaço cultural, de lazer, em que as pessoas possam conviver harmoniosamente, e que possa ser utilizado em prol do crescimento da cidade”, observou.
‘Força-tarefa’ – O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, afirmou que o trabalho visa, principalmente, garantir a segurança da população. “Todos os atores responsáveis pela segurança estão promovendo uma força-tarefa para trabalhar integradamente, otimizando as ações e garantindo um evento com total tranqüilidade, que é o objetivo do Governo Municipal”, disse.
A força-tarefa, por sinal, não se limitará aos festejos juninos, como garantiu o tenente-coronel Moreno, do Corpo de Bombeiros: “Na verdade, o que estamos fazendo hoje vai servir para toda a cidade, durante todo o ano”, afirmou.
‘Nota dez’ – Enquanto a reunião transcorria, a pernambucana Onilda Rodrigues entrava no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, acompanhada pela sogra, Valneide Rocha. Natural do Recife, ela está habituada a passar os festejos juninos em sua cidade natal e também em Gravatá. Este ano, como está em Vitória da Conquista, hospedada bem ao lado do espaço, resolveu dar uma conferida no local onde pretende curtir o São João. “Estava aberto e a gente veio para ver como é que estava. Achei ótimo. O Governo Municipal está nota dez”, elogiou a turista, que pretende comparecer a todos os dias do Forró Pé de Serra do Periperi: “Vou todos os dias!”
*Secom
Não quremos segurança só no São João e sim constantemente não importa que data seja.