Depois de um susto, os belgas conseguiram ganhar da Argélia na tarde desta terça-feira, no Mineirão, de virada, por 2 a 1. A “sensação” europeia começou o jogo tomando um gol da estrela adversária, Feghouli, de pênalti, e demorou para se recuperar. O empate foi sair já no meio do segundo tempo, com Fellaini, que havia iniciado a partida no banco. O gol da vitória foi feito por outro reserva: Mertens, já no final do duelo, que acabou com as esperanças dos argelinos, com um belo chute na entrada da área.
O destaque da Argélia, além de Feghouli, ficou também para o goleiro Mbolhi, que fez defesas difíceis durante os 90 minutos, retardando a reação dos mandantes. Do outro lado, o técnico belga Marc Wilmots gerou polêmica na hora da escalação, por ter deixado Fellaini e Mertens de fora, e teve de mexer na equipe para conquistar a vitória.
Além de confirmar as expectativas em cima da nova geração, o resultado marca também a volta da seleção belga para o Mundial. A última participação havia sido em 2002, quando foi derrotada pelo Brasil nas oitavas de final, no Japão. Dessa forma, os jogadores comandados por Wilmots seguirão sua caminhada em busca de bater a melhor campanha feita até hoje, em 1986, quando caíram diante dos argentinos nas semifinais.
Mesmo com a derrota, o time dirigido pelo bósnio Vahid Halilhodzic mostrou que tem chance e vai continuar na sua luta para passar da primeira fase, objetivo não alcançado nas três vezes que participou de uma Copa, em 1982, 1986 e 2010.
Diferente da semana passada, quando colombianos invandiram o estádio para assistir ao duelo contra a Grécia, os estrangeiros eram minoria, sendo o amarelo a cor predominante nas arquibancadas, com brasileiros que já se preparavam para se espalharem pela cidade e torcerem pelo Brasil contra o México nas horas seguintes.
Ainda assim, por acaso, os argelinos formaram um bloco grande no Mineirão, como é comum ver acontecer com organizadas, e gritaram durante todos os 90 minutos do jogo, ganhando a simpatia e o apoio de diversos outros torcedores.
Esse foi o primeiro jogo do Grupo H na Copa. Rússia e Coreia do Sul duelam ainda nesta terça-feira, às 19 horas, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O próximo confronto da Bélgica é contra a Rússia, no domingo, dia 22 de junho, às 13 horas, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A Argélia enfrenta a Coreia do Sul na mesma data, às 16 horas, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
FICHA TÉCNICA:
BÉLGICA 2 X 1 ARGÉLIA
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Árbitro: Marco Rodríguez (México)
Assistentes: Marvin Torrentera e Marcos Quintero (ambos do México)
BÉLGICA: Courtois, Alderweireld, Kompany, Van Buyten e Vertonghen; Witsel, Dembele (Fellaini), De Bruyne, Chadli (Mertens) e Hazard; Lukaku (Origi)
Técnico: Marc Wilmots
ARGÉLIA: Mbolhi, Mostefa, Bougherra, Halliche e Ghoulam; Medjani, Bentaleb, Taider; Mahrez, Feghouli; Soudani
Técnico: Vahid Halilhodzic