Política

Governo Municipal participa de audiência em Brasília sobre a Barragem do Rio Pardo

Na ocasião, o Governo Municipal se empenhou para que os projetos da barragem e do sistema adutor sejam incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento 3

Mais uma vez, o prefeito Guilherme Menezes cumpriu agenda oficial em Brasília. O gestor se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, para tratar sobre o projeto da Barragem do Rio Pardo, que prevê sanar os problemas hídricos não só de Vitória da Conquista, mas também de outros municípios localizados no platô, com o acúmulo de mais de 430 mil m³ de água.

O objetivo principal da reunião foi assegurar os recursos necessários para a finalização do projeto de construção da barragem e a inclusão dele e do projeto do sistema adutor no Programa de Aceleração do Crescimento 3. Para aumentar a capacidade de acumulação de água inclusive, o projeto, que estaria finalizado em setembro de 2014, terá seu prazo estendido em mais 6 meses para o ajuste necessário.

Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e o prefeito Guilherme Menezes

A partir do projeto, o Governo Municipal continuará empenhado em obter os recursos necessários para a realização da obra. “A Barragem é um sonho antigo da nossa população e, desde o primeiro momento, a Administração Municipal está comprometida em conseguir os recursos. Por exemplo, a nosso pedido, Rui Medeiros produziu o memorial descritivo que serviu de base para todas as solicitações que o Governo Municipal fez ao Ministério da Integração Nacional”, ressaltou o prefeito Guilherme Menezes.

Os projetos básico e executivo para a construção da barragem já foram concluídos. Atualmente, está em andamento a parte dedicada aos estudos ambientais. O projeto básico do sistema adutor, que terá 49 quilômetros de extensão e será responsável por conduzir a água armazenada pela barragem até a estação de tratamento localizada no município de Barra do Choça, também está pronto.

Ainda participaram da reunião, o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, e o coordenador de Planejamento e Projetos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, Júlio Guedes, e o engenheiro Hipérides Macedo, especialista em recursos hídricos e diretor da IBI Engenharia, empresa responsável por executar o projeto de construção da barragem. *Secom

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados