“Uma das organizadas do Grêmio ignorou os vários protestos feitos pelos próprios torcedores tricolores contra o racismo neste domingo, durante vitória contra o Bahia por 1 a 0. No intervalo, a Geral cantou trecho de música com uma parte que diz “chora, macaco imundo” e acabou vaiada pelos demais.
“Hoje uma facção da torcida praticamente acaba com a tese do grêmio – tese de defesa no julgamento do stjd – parece que propositadamente querem prejudicar o julgamento de quarta feira. Que gremista é esse, que torcedor é esse que vem ao estádio para prejudicar seu clube? Que providências maiores temos que tomar para que a história não se repita? Eu não sei”, desabafou o presidente Fábio Koff.
Os torcedores cantaram o trecho no final do primeiro tempo na área em que fica a torcida Geral do Grêmio, enquanto a outra parte da Arena não poupou vaias.
Curiosamente, a Torcida Jovem e a Grêmio Libertador tinham anunciado que não iriam mais usar a palavra “macaco” em seus cânticos – esse é o jeito que eles geralmente se referem, de forma pejorativa, ao arquirrival Internacional.
“Estamos à beira de um julgamento que pode excluir o Grêmio de uma competição. Vamos ver se identificamos os torcedores de hoje também e excluímos do estádio”, continuou o dirigente.
Antes e durante o confronto com o Bahia, a Arena Grêmio tinha faixas, cartazes e publicação no telão contra o racismo, depois de um grupo de torcedores ter xingado o santista aranha de macaco na última quinta-feira, pela Copa do Brasil.
Na próxima quarta, o clube gaúcho será julgado pelo STJD e pode até ser excluído da competição nacional.
Existem pelo menos dois culpados nessa história infame: a lei contra racismo que é um lixo pois até hoje ninguém foi punido pra valer com essa lei fajuta que o máximo que se consegue com ela é a prestação de serviço comunitário, o que traduz em impunidade e a falta de vontade de nossas autoridades(promotores e juízes e os cartolas também) pois todos juntos deveriam criar medidas em que pudessem banir esses criminosos dos estádios. Identificá-los não é o problema já que as câmeras denunciam a todos. Mas não basta bani-los dos estádios. É preciso endurecer a legislação para que esses criminosos hediondos possam ir para a cadeia já que são indignos do convívio social.