Mais dois cursos de Graduação da Uesb foram reconhecidos pelo Estado: Sistemas de Informação (Bacharelado) e Filosofia (Licenciatura). O curso de Sistemas de Informação, no campus de Jequié, oferece 30 vagas anuais, de acordo com o Decreto 15.326. Já o curso de Filosofia, no campus de Vitória da Conquista, disponibiliza 40 vagas anuais, conforme o Decreto 15.325. Ambos os decretos foram publicados no Diário Oficial do dia 5 de agosto.
O curso de Sistemas de Informação entrou em funcionamento em 2006. O profissional deixa a Universidade habilitado para atuar no desenvolvimento de sistemas e infraestrutura de informação para uso em processos organizacionais e individuais. “O curso conta com laboratórios e tem uma biblioteca de qualidade. A maioria dos professores tem projetos com outros cursos, ajudam a fazer trabalhos interdisciplinares, o que é bastante interessante”, avalia a estudante Adriana Ribeiro, do 8º semestre.
Já o curso de Filosofia, o único no sudoeste da Bahia, iniciou suas atividades no segundo semestre letivo de 2009. O curso leva o estudante ao aprimoramento de sua capacidade especulativa e reflexiva, à adoção de um posicionamento crítico e aprofundado em relação à natureza, ao homem, suas ações, produções científicas, técnicas, artísticas, religiosas e culturais. “Estávamos esperando esse reconhecimento já há algum tempo. É a concretização de todo um projeto, um trabalho que coordenações anteriores vêm fazendo”, analisa o professor Fábio Albuquerque, coordenador do Colegiado. “Um trabalho difícil, por ser um curso novo na região, mas, com o tempo e a colaboração dos estudantes, sobretudo, a gente foi se organizando. Podemos dizer que a gente já oferece um curso com um nível de qualidade bom e necessário”, acrescenta o professor José Carlos Simplício.
Tanto Sistemas de Informação como Filosofia caminham para a formação da sua segunda turma. Na avaliação da professora Talamira Taíta, pró-reitora de Graduação da Uesb, o reconhecimento, etapa indispensável para a consolidação de um curso, é o resultado de um projeto pedagógico bem implementado, integrado às demandas que as áreas formativas apresentam. “Todo curso que nós implantamos, a gente sempre pensa na permanência dele com qualidade, ou seja, com professores qualificados, laboratórios, extensão e pesquisa funcionando, uma atividade intensa dos alunos com toda a trama que uma graduação propõe”, sublinha. *Ascom Uesb