Em 15 anos de atuação, o Caav tem se destacado como um dos principais centros de prevenção e tratamento para pessoas que vivem com o vírus HIV/aids na Bahia. O número de atendimento diário chega a uma média de 400 pessoas, residentes em Vitória da Conquista e oriundas de cidades do sudoeste baiano e do norte de Minas Gerais.
Em maio deste ano, a Prefeitura de Vitória da Conquista foi a única da Bahia, na categoria “Iniciativas de Governos Municipais”, a receber um prêmio nacional que reconhece as melhores práticas de gestões municipais e de organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance dos objetivos de desenvolvimento do milênio. A premiação deve-se à realização do projeto de Redução da Transmissão Vertical do HIV/aids realizado pelo Caav.
Desde 2007, com o teste rápido de HIV implantado no Centro e em todas as maternidades do município, Vitória da Conquista não registra nenhum caso de criança nascida com o vírus do HIV/aids. Hoje, todas as gestantes inscritas no pré-natal são submetidas ao teste de HIV/Sífilis, uma vez que as equipes das unidades de saúde e que atuam na assistência ao parto estão capacitadas para realizarem o exame, bem como para o protocolo de conduta para as gestantes HIV positivas e crianças expostas ao vírus.
Além do teste rápido de HIV, o Caav também disponibiliza fórmula láctea para crianças de até dois anos, sendo que a distribuição para as crianças entre seis meses e dois anos de idade é feita com recursos próprios do município.
Teste rápido – Por mês, o Caav realiza uma média de 1.000 testes de HIV, de forma convencional, e 200 Testes Rápidos Diagnósticos (TRD). Essa quantidade de testes também é feita para o diagnóstico da sífilis, doença infecciosa sexualmente transmissível, que pode passar da gestante para o filho.
Com a implantação do teste rápido em todo o Brasil o acesso ao diagnóstico do HIV foi ampliado. Isso fez com que mais casos fossem detectados. Em Vitória da Conquista, a média anual de pessoas soropositivas notificadas pelo Caav gira em torno de 100 casos por ano.
Distribuição de preservativos – Além de todos os serviços oferecidos, mensalmente, cerca de 64 mil preservativos são distribuídos no Caav, nas unidades de saúde e nas campanhas de prevenção. Entre essas atividades de prevenção está o Projeto Balada Noturna. Com essa iniciativa, a equipe do Centro visita, uma vez por mês, locais de festa, postos de combustíveis e casas noturnas prestando esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuindo preservativos. *Secom