Em breve, os 26 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão quitar os empréstimos consignados em até seis anos (72 prestações). O limite atual, de cinco anos (60 prestações), foi ampliado por decisão do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que se reuniu nesta quinta-feira (25). O CNPS é formado por representantes do governo, empregados, empregadores e aposentados. Para a medida ser colocada em prática, o INSS regulamentará nos próximos dias a decisão por meio de uma portaria. O conselho não alterou o porcentual máximo que um segurado do INSS pode comprometer do benefício (30%). Segundo o Ministério da Previdência Social, mais de 90% das operações de consignado atreladas aos benefícios do INSS foram definidas com número de parcelas entre 40 e 60 meses. Para o órgão, esse é um indicativo de que era preciso ampliar o prazo para quitar as dívidas. Já o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), Carlos Andreu Ortiz, ligado à Força Sindical, criticou a decisão do conselho. “Eles não cansam de aprovar formas de endividar cada vez mais os aposentados”, disse. Segundo ele, essa decisão acabará por influenciar na contratação de empréstimos maiores, uma vez que o prazo para quitar será maior. Ortiz vê com preocupação o comprometimento do benefício para o pagamento de empréstimo, ainda mais quando o crédito é tomado por pressão de algum familiar e não por necessidade do aposentado. O mercado de crédito consignado do INSS supera os R$ 70 bilhões. Esse tipo de empréstimo é atrativo aos bancos por ter uma das inadimplências (atrasos acima de 90 dias) mais baixas do sistema financeiro. Para os aposentados e pensionistas do INSS, o crédito consignado é uma das formas de empréstimo de menor taxa do mercado. Segundo o ministério, as taxas máximas são de 2,14% ao mês. *Informações do Bahia Notícias.
-
Compartilhe
Prazo de crédito consignado do INSS subirá para 6 anos
Pode ser do seu interesse
Vitória da Conquista: Secretaria de Infraestrutura informa que aguarda estiagem para seguir com Operação Tapa-Buraco
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que os Técnicos da Seinfra e da Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) estão preparando ações de manutenção e reparo das vias da cidade, em resposta às chuvas que causaram acúmulo de água e erosão em alguns pontos.
De acordo com a Seinfra, a Operação Tapa-Buraco será retomada de forma gradativa, com foco inicial nos principais corredores de ônibus e, em um segundo momento, com expansão para os bairros...
No último domingo (18), aconteceu o 2º dia do Projeto PM no Pôr do Sol, transformando um dos principais cartões-postais de Vitória da Conquista em um espaço vivo de convivência, cultura e segurança.
Mais do que um evento, o projeto mostra, na prática, que a segurança pública também se constrói com presença qualificada, ocupação organizada dos espaços e aproximação com a comunidade. Famílias, crianças, jovens e idosos puderam viver a cidade de forma tranquila e acolhedora.
A...
MPBA ajuíza ação civil pública contra a Coelba por falhas no fornecimento de energia em Uauá
Imagem: Wikipédia
O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da promotora de Justiça Renata Mamede, ajuizou uma ação civil pública contra a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) em razão das constantes falhas no fornecimento de energia elétrica no município de Uauá.
Na ação, o MPBA requer, em caráter de urgência, que a Justiça determine medidas para obrigar a concessionária a regularizar o fornecimento de energia em Uauá. Além disso, o MPBA...
Justiça acata pedido do MPBA e determina ao Município de Jequié recuperação da Lagoa do Derba
A Justiça atendeu pedido do Ministério Público do Estado da Bahia e determinou ao Município de Jequié que fiscalizasse e elaborasse um plano de recuperação da área de preservação da Lagoa do Derba. A decisão atende a uma ação civil pública ajuizada pelo MPBA após constatar o descarte irregular de resíduos e entulhos na lagoa, além da omissão da gestão municipal na fiscalização e proteção do local.
A sentença foi proferida em 17 de dezembro de 2025, pela 1ª Vara da...










