Em breve, os 26 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão quitar os empréstimos consignados em até seis anos (72 prestações). O limite atual, de cinco anos (60 prestações), foi ampliado por decisão do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que se reuniu nesta quinta-feira (25). O CNPS é formado por representantes do governo, empregados, empregadores e aposentados. Para a medida ser colocada em prática, o INSS regulamentará nos próximos dias a decisão por meio de uma portaria. O conselho não alterou o porcentual máximo que um segurado do INSS pode comprometer do benefício (30%). Segundo o Ministério da Previdência Social, mais de 90% das operações de consignado atreladas aos benefícios do INSS foram definidas com número de parcelas entre 40 e 60 meses. Para o órgão, esse é um indicativo de que era preciso ampliar o prazo para quitar as dívidas. Já o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), Carlos Andreu Ortiz, ligado à Força Sindical, criticou a decisão do conselho. “Eles não cansam de aprovar formas de endividar cada vez mais os aposentados”, disse. Segundo ele, essa decisão acabará por influenciar na contratação de empréstimos maiores, uma vez que o prazo para quitar será maior. Ortiz vê com preocupação o comprometimento do benefício para o pagamento de empréstimo, ainda mais quando o crédito é tomado por pressão de algum familiar e não por necessidade do aposentado. O mercado de crédito consignado do INSS supera os R$ 70 bilhões. Esse tipo de empréstimo é atrativo aos bancos por ter uma das inadimplências (atrasos acima de 90 dias) mais baixas do sistema financeiro. Para os aposentados e pensionistas do INSS, o crédito consignado é uma das formas de empréstimo de menor taxa do mercado. Segundo o ministério, as taxas máximas são de 2,14% ao mês. *Informações do Bahia Notícias.
-
Compartilhe
Prazo de crédito consignado do INSS subirá para 6 anos
Pode ser do seu interesse
PREVISÃO DO TEMPO: Nordeste conta com chuva isolada na costa leste, nesta quarta-feira (27)
São esperadas chuvas isoladas apenas na região costeira de Sergipe, Alagoas e Pernambuco
A previsão do tempo para o Nordeste brasileiro indica predominância de variação entre muitas e poucas nuvens, sem chuva, nesta quarta-feira (27).
São esperadas chuvas isoladas apenas na região costeira de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
Alguns acumulados também serão notados em áreas do oeste do Maranhão, em cidades como Maracaçumé; e no litoral da Bahia, em municípios como Ilhéus.
Já no...
Curso de Atendimento Pré-Hospitalar capacita bombeiros e policiais em Vitória da Conquista
Entre os dias 21 e 25 de julho, a cidade de Vitória da Conquista sediou mais uma edição do Curso Básico de Atendimento Pré-Hospitalar (CBAPH) – Região Sul. A capacitação reuniu 26 bombeiros militares e quatro policiais militares, que participaram de uma intensa programação com 40 horas de instruções teóricas e práticas.
Durante o curso, os participantes aprimoraram técnicas essenciais de atendimento em situações de emergência.
A iniciativa reforça a importância da...
Escritório de Assistência Jurídica da Faculdade Anhanguera conta com suporte na área cível às pessoas hipossuficientes
Programação acontece de segunda a sexta, no bairro Boa Vista
Com o intuito de contribuir com o desenvolvimento social e auxiliar os moradores de Vitória da Conquista e região que não têm condições de pagar um advogado, a Faculdade Anhanguera está oferecendo novos atendimentos jurídicos gratuitos neste segundo semestre.
A programação do Núcleo de...
Festival Suíça Bahiana realiza edição de 15 anos com o lema “Enquanto houver som”
Evento gratuito acontece em outubro e já tem Black Pantera e Nenhum de Nós entre as atrações confirmadas
Nos dias 18 e 19 de outubro, Vitória da Conquista volta a pulsar no ritmo da música independente com a realização do Festival Suíça Bahiana (FSB). O lema deste ano — “Enquanto houver som” — traduz o espírito de resistência, reinvenção e transformação que move o projeto desde sua criação, em 2010.
Com programação gratuita no Centro de Cultura Camillo de...