A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realiza nesta quarta-feira (6), sessão especial para discutir a importância da Semana Nacional do Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro. Em 2014 o tema da Semana do Trânsito foi “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.
A sessão é uma iniciativa do Bloco Parlamentar, composto pelos vereadores Adinilson Pereira (PSB), Cícero Custódio (PV), Gilzete Moreira (PSB) e Juvêncio da Saúde (PV). Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
Durante a sessão especial, o Bloco parlamentar ainda pretende discutir alternativas e ações voltadas para o desenvolvimento da mobilidade urbana em Vitória da Conquista. Entre os temas a serem debatidos também estão: organização e adequação do trânsito, além da conscientização de motoristas e pedestres sobre a importância das leis de trânsito.
E que não se fale mais em ZONA AZUL.
A solução do trânsito não passa pela Zona Azul.
* Precisa alargar e abrir algumas ruas novas, por exemplo, diminuir um pouco o calçadão da praça 9 de novembro e fazer vias interligando a Rua Sete de Setembro, Travessa dos Artistas, Rua Ademar G, Rua Francisco Santos. Na época, a entidade, que fez estas ruas virarem Calçadões provavelmente estava mal intencionada.
* A prefeitura precisa comprar alguns terrenos, com o dinheiro das multas, derrubar o imóvel e fazer estacionamentos que dêem acesso de uma rua à outra.
* E para o futuro, fazer as ruas mais largas e projetadas para carros, afinal estamos no século 21.