Diante de um grupo de servidores do Judiciário e de uma série de autoridades locais e regionais, as novas instalações do Fórum do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) foram entregues oficialmente em Vitória da Conquista, na manhã desta quarta-feira, 15. O prédio recém-construído é o primeiro dos três blocos previstos pelo cronograma.
Ali já funcionam cinco varas cíveis, uma vara da família e um núcleo de conciliação que tem, como principal função, filtrar as demandas que são levadas aos demais setores. As repartições que ainda funcionam no Fórum João Mangabeira serão gradualmente transferidas, até que todos os serviços judiciários estejam reunidos no novo espaço.
“É com grande satisfação que recebo o presidente do TJ-BA em Vitória da Conquista para a inauguração do novo fórum. Tenho a certeza de que o mesmo sentimento é compartilhado por todos aqui presentes. A construção do novo equipamento certamente contribuirá para uma melhor prestação jurisdicional da comarca”, explicou o diretor do Fórum João Mangabeira, Leonardo Coelho Bomfim.
O terreno que abriga o prédio – e que receberá também os outros dois que serão construídos – tem área de 9.136 m², e foi cedido pela Prefeitura Municipal. “Um local de trabalho em boas condições é importante não apenas para os juízes, mas também para os jurisdicionados que procuram pelos serviços”, destacou o desembargador Eserval Rocha, presidente do TJ-BA, que enfatizou, ainda, o que chamou de “visão macro” do Governo Municipal, por se atentar para a importância da obra e providenciar a cessão do terreno.
“O serviço público é um só, independentemente de ser judiciário, legislativo ou executivo. Quem necessita do serviço é o cidadão da sua cidade”, afirmou Rocha. “Aproveito a oportunidade para agradecer à municipalidade de Vitória da Conquista, que muito colaborou com esta obra”.
Segundo o prefeito Guilherme Menezes, a modernização das instalações do novo fórum da comarca local trará benefícios que serão sentidos de forma coletiva. “O acesso das pessoas se torna muito mais fácil. E este prédio também dará melhores condições de trabalho para todo o funcionalismo”, disse o prefeito. “O Governo Municipal doou o terreno por entender a grande importância desta obra para toda a comunidade de Vitória da Conquista”. *Secom