Destaque Polícia

Brasil integrado: PC de Conquista participa de operação deflagrada nacionalmente e cumpre nove mandados de prisão

Numa ação simultânea realizada em todo país, coordenada pelo Ministério da Justiça, a Polícia Civil de Vitória da Conquista cumpriu nove mandados de prisão nesta sexta-feira, 05.

Entre os presos pela PC estão acusados de estupro, assaltos, roubos, homicídios e tráfico de drogas. Os presos em Vitória da Conquista foram encaminhados ao Presídio Nilton Gonçalves. São eles: Alex Rocha da Silva, Antônio Machado dos Santos, Erito Machado dos Santos, Vanderval Pacheco dos Santos, Jamille Oliveira Matos, Vilmara Oliveira Barbosa, Ernane de Brito Rocha, Marlus da Rocha Gusmão e Daniel Trajano Lopes (encaminhado a delegacia pela Polícia Rodoviária Federal).

DSC_0008De acordo com o Delegado Coordenador da 10ª Coorpin, Marcus Vinícius, a Operação visa coibir topo tipo de ação criminosa.

A Operação Brasil Integrado foi divulgada nacionalmente pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o qual disse que, pela primeira vez, ocorre a participação das forças de segurança de todos os estados do país.

A intenção de Cardozo é iniciar um processo de integração permanente das polícias – Militar, Civil, Rodoviária e Federal –, tendo como ponto central a utilização dos centros de Comando e Controle criados para a Copa do Mundo e montados em cada uma das 12 cidades-sede da competição.

“Na Copa do Mundo deu certo, porque todos trabalharam em absoluta sintonia. Com base nessa experiência do torneio, com os centros de Comando e Controle, iniciamos o projeto de consolidar o processo de integração”, explicou Cardozo. Segundo ele, o trabalho da segurança pública no país inaugura um novo capítulo.

A Operação Brasil Integrado envolve 20 mil agentes de diversas forças de segurança. Ela começou no início da madrugada de hoje (5) e durará 24 horas. A meta da operação, que é tratada como uma primeira experiência de integração de forças de segurança de todo o país, é combater o crime organizado, fiscalizando fronteiras, estradas, portos e aeroportos. Os números finais da operação serão divulgados na próxima segunda-feira (8).

Atualmente, existem 12 centros de Comando e Controle em nível regional – cada um em uma cidade-sede da Copa do Mundo – e dois em nível nacional, em Brasília e no Rio de Janeiro. O ministro da Justiça explicou, no entanto, que a meta é que todos os estados tenham um centro para realizar o trabalho integrado. A expectativa de Cardozo é que os novos centros comecem a ser entregues no final de 2015.

Está prevista para o início do ano que vem uma reunião entre os atuais secretários de Segurança Pública dos estados com os próximos ocupantes do cargo nos governos que se iniciam em 1º de janeiro, para dar continuidade à estratégia de integração. Cardozo ressaltou que o ministro da Justiça, a partir do próximo ano, “independente de quem seja”, deverá promover essa reunião. *Blitz Conquista| com informações da Agência Brasil

agencia_brasil_logo

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados