Polícia

“Incentivou a desordem”: vocalista recebe voz de prisão no palco do Festival

A arte musical está acima de qualquer divergência ideológica e atitudes “rebeldes”, principalmente quando a música é compartilhada em público e financiada pelo poder público. Independente do gênero, a música deve ser meio de integração, reflexão, entretenimento, desenvolvimento social e crescimento intelectual. Mas o fato ocorrido na noite deste sábado, 02, no Centro Cultural Glauber Rocha, durante o Festival da Juventude, feriu os princípios básicos do bom senso e da convivência coletiva.

Uma intervenção policial, que poderia passar desapercebida pelo público, ainda na primeira canção da banda Dona Iracema, demonstrou a imaturidade do vocalista da banda. Com o preconceito explicito ao policiais, ele teria incitado o público a hostilizar os militares e afirmou que não continuaria a cantar caso eles permanecessem no evento. A resposta da autoridade policial, que é representante legal do Estado, foi imediata: um oficial subiu ao palco e, diante de 10 mil pessoas, o vocalista Rodrigo Pinheiro de Melo, de 24 anos, recebeu voz de prisão. Para garantir a condução de Rodrigo até a viatura, uma equipe da Caesg foi chamada. Durante a retirada do músico, centenas de pessoas tentaram avançar sobre os militares. Para dispersar a multidão, foram efetuados disparos para o alto com munições não letais (balas de borracha).

Durante a confusão, o preposto da Administração Municipal, que apresentava o evento, esclareceu que a conduta do vocalista não representava a opinião do Governo Municipal e que a Polícia era um dos grandes e indispensáveis parceiros do evento.

O cantor foi conduzido a delegacia, onde foi lavrado um termo circunstanciado.

A Secretaria de Comunicação da PMVC emitiu uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido. Leia na íntegra.

Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Vitória da Conquista esclarece que, na noite deste sábado, 2, durante a apresentação da banda Dona Iracema, no Festival da Juventude – Ano III, de acordo com a 78ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), houve um princípio de tumulto no público. Com isso, foi necessária a intervenção do grupamento que se encontra no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura para manter a ordem e preservar a segurança do público.

Ainda de acordo com a 78ª CIPM, diante da ação, o vocalista da banda desacatou os policiais e incentivou a desordem, recebendo, portanto, voz de prisão por desacato. O vocalista foi conduzido para a delegacia para os devidos procedimentos legais e já foi liberado, após ter sido lavrado termo circunstanciado.

A Prefeitura lamenta o ocorrido e reitera que sempre preza pela segurança do público que prestigia os eventos por ela realizados.

Secom

02 de maio de 2015

32 comentários

Clique aqui para deixar um comentário
  • mais rapaz isso aqui e ‘VITORIA DA CONQUISTA’ MEU Chapa NE SÃO PAULO NAOO QUE PODE FICAA INCETIVANDO A VIOLENCIA … banda Dona Iracema … achei foi pouco … os policias estavam la pra defender a populacao rsrss se lascouuu achei foi bom

  • Parabens a policia militar pela atitude e pela prefeit
    ura de conquista que nao apoiou esse fato isolado

  • Depois de ver tanta gente usando drogas na sexta-feira! Eu me retirei com menos de uma hora desse evento…

  • “Uma intervenção policial, que poderia passar despercebida pelo público” a galera estava apenas curtindo, em uma roda de rock , Tipo esta do vídeo que estou postando aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=uPjl7YjdJkc
    Parece ser uma briga, mas e uma forma de diversão por parte dos jovens, acaba não tendo nenhuma briga. Mas a policia quis mostrar sua autoridade, forçando a travessia pelo meio da roda na base do chute e do cassetete, eu estava próximo pude presenciar um jovem com os braços erguidos pedindo para não apanhar, mas mesmo assim recebeu pancada como resposta. O vocalista parou o show para reclamar da atitude dos PMs, infelizmente utilizou xingamentos contra os mesmos ,que foi interpretado como desacato !

  • Este ai deve ser mais um babaça querendo ser aparece enche o r de droga e vai falar besteira.Não saber aproveitar a oportunidade que recebeu.

  • Este blitz conquista é um site fraquinho, onde os caras só ficam puxando saco da PM que fez um trabalho de merda no festival da JUVENTUDE. esse era um show pra juventude, para nós jovens curtirmos, mas não. Eu posso dizer que a atitude da Pm foi altamente vergonhosa porque eu estava pulando e curtindo o show naturalmente, e tomei 2 cacetadas na costela a favor de nada. Uma banda que presa seu público sempre vai defendê-la. As notícias desse site omitiu tudo o que realmente aconteceu, a polícia tem sempre que sair de bonitinha, afinal, o site chama blitz conquista… Esses merdas elitistas que comentaram aqui e rebaixaram a banda são uns infelizes que só gostam de julgar, sem nem saber o que aconteceu.

  • Parabéns a 78° …homem que estão a frente esse tipo de festival de lixo só serve para essa raça imunda ir usar droga esses malditos.não adianta prefeitura incentivar a cultura esses ratos só querem baseado, mentes vazia…quem usa droga é um covarde tem medo de encarar o mundo lucido.

  • É possivel curtir músicas boas sem insentivar a desordem a violência e o pudor parabéns PMVC pelo evento e pela atitude de não apoiar esse fato isolado.
    #Nãoasdrogas
    #Nãoaviolência.
    Viva a vida

  • esse povo q tava falando mal do vocalista nem la estava os poliçiais ja chegaram batendo nas pessoas sendo q a roda é tradição nos shows de rock e a poliçia ja chegou batendo na galera ele só parou o show e mandou os poliçiais não bater mais no povo e parou de cantar uma tremenda atitude do cara q todo mundo aplaudio em nenhum momento ele incentivou a violência.

  • Dou os Parabéns pela atitude da PM, o povo reclama da violência que temos hoje em dia e reclama da PM que esta ai pra defender a ORDEM, mas muitos a critica e a condena quando ela exerce seu trabalho isso e muito hipócrita!!!

  • Preconceito e hostilidade contra a polícia bem como incentivar o povo a agredir esses profissionais não merece outra atitude senão a condução desses pseudo-artistas para o distrito mais próximo. Parabéns a Polícia!

  • tive o desprazer de ir ate la, fui embora em menos de 10 minutos, muitos usuarios de drogas quem não quer a policia por perto no minimo esta querendo fazer coisa errada

  • Esta de parabens este PM.Vagabundos e noias metidos a artistas vem fazer baderna em nossa cidade achando que aqui è terra de seu ninguem? Se Fuderam rebanho de maconheiros… A cidade precisa ter Pms com esta atitude de reprimir este tipinho de gente.

  • Que vergonha este festival da juventude,que deveria ser chamado de FESTIVAL DOS JOVENS USUARIOS DE DROGAS. Se os pais bem soubessem nao deixaria seus filhos frequentar este tipo de lugar,aonde por todo os lados jovens e adolecentes usando drogas.Vale chamar a atencao das autoridades e da PMVC sobre a famosa Praca da juventude proximo ao bairro petropoles que tb estar sendo usada pra fins inlicitos.

  • Parabens para a pm PELO SEU TRABALHOR !!!
    A perfeitura que deveriar envestir mais nas politicas publicas serias, enventaram agora esse tal de festival essa festa esta sendo um ponto de drogas VEM influenciando mais os jovens e vocalista sem escupulos sei não……

  • …00:14H
    Depois de ler aqui todos os comentarios,percebi que a maioria não curte ROCK e suas vertentes,ofendendo assim aqueles que encontraram como estilo de vida e se identificaram no som da banda que se apresentara naquele momento,POLICIA tomando conta da ordem de um show de ROCK??
    Sou integrante de uma banda de punk rock há 21 anos,já tocamos em diversos eventos pelo BRASIL e fora dele tmb e até então nunca ouvi falar disso!!
    A policia tem que manter a ordem sim,lá fora pra que não ocorra furtos e roubos enquanto um evento de mais de 10.000 pessoas estavam presente…e se nós estivéssemos tocando no citado evento e tocássemos esse som:VANDALISMO POLICIAL https://www.youtube.com/watch?v=3ast-aefh8E SERÍAMOS CONDENADOS A PRISÃO PERPÉTUA???
    Não questione,vcs estão errados!!…

  • eu estava laa achei foi pouco … rolow uma briga a PM botou pra cima quebrou os caras no pal achei foi certo ….rssrss

  • O cara que escreve POLICIAIS com “Ç” mostra o nível dos marginais que estavam no local prefeitura como sempre, fazendo bom uso do dinheiro público, parabéns, isso é Cu TURA! haha.

  • Eu fui em todos os shows dessa banda, nunca ouve esse tipo de tumulto, eu não sabia que fazer MOSH era contra a lei, lamento muito pela precipitação da PM sobre esse fato.

  • Marcio picka, o raciocínio é simples!
    Já que a segurança de eventos públicos tem que ser feita por agentes públicos a solução seria impor limites ou banir essas bandas que incitam a violência, uso de drogas e o anarquismo dos eventos públicos!

  • Bem feito, deveria ter ficado preso, playboysinho tirado a rebelde sem causa, revolucionario de porra nenhuma, nao passa de um palhaço com personalidade indefinida, parabens a PM, e fica o exemplo pra prefeitura ou qualquer outro, pense duas vezes antes de chamar qualquer um pra tocar em seus eventos.

  • n vou criticar ou elogiar a atitude da polícia pq eu n estava no local, emitir opinião baseado no relato de terceiros eu acho perigoso, sobre os cidadão que aqui comentaram que o evento tinha frequentadores usando drogas eu pergunto qual a festa em que alguns presentes n usam drogas? festival de inverno é vc andando e tropeçando em usuários, essas festas de camisa é outro exemplo de que o uso de entorpecentes rola solto, mas nesses casos ninguém comenta nada né.

  • Primeiramente uma aula de português e concordância verbal para os comentários de quem apoia a policia militar é sempre bom,mas, estou exigindo muito deles afinal são um bando de ignorantes sem conhecimento, essa notícia é totalmente equivocada, omitindo fatos e verdades.

  • Acho que cada um tem um tipo de cultura, se no forró, todos vão dançar a dois, no rock todos vão bater cabeça e fazer roda punk e isso tem que ser respeitado!

  • Há uma contradição nessas bandas de punk rock anarquistas se apresentarem em um Festival financiado com dinheiro público, já que elas pregam o fim do Estado e tudo que ele representa… o Estado pode incetivar a reflexão mas não a desordem e ilegalidades propagadas por esse estilo musical(?)…
    E o rock não se resume ao punk e suas ideias… Surge com Elvis, passando por Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd, Queen, Iron Maiden, Raul Seixas, Engenheiros do Hawaii etc. Bem superior em letra e melodia ao punk de três notas musicais e gritaria…

  • Essa é a juventude de nossa cidade? Juventude falida! Juventude sem princípios, sem respeito, sem educação…
    A PM tem que fazer é isso mesmo. Ao cantor deveria saber que desrespeitar funcionário publico é crime. Se fosse um jovem consciente saberia disso… Perdeu a oportunidade de ficar quero. PMVC e PM estão de parabéns…

  • uns besta quer fazer esse tipo de coisa aqui, sabe que a policia daqui vai pro carnaval de salvador seis acham que eles iam identificar isso como uma brincadeira claro que nao.

  • Mas foi é pouco, ainda tem um monte de babaca que protege esse vocalista imaturo… Diz ele que ta abafando… kkkkk Ele não ta errado em falar o que pensa, mas sim na forma em que falou, e sim, desacatou a PM,só em ter falado “Essa porra dessa polícia militar”. Aaah vão ter mais respeito ai hein?! Arrogante.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados