Servidores do Núcleo Regional de Saúde Sudoeste (extinta 20ª DIRES) decidiram aderir à paralisação dos serviços públicos estaduais de Saúde, convocada pelo SindSaúde Bahia, para os dias 09 e 10 de julho de 2015.
De acordo com o sindicato da categoria, desde o início do ano, os profissionais vêm enfrentando crescentes dificuldades para o desenvolvimento das suas atividades, acarretando sérios prejuízos à saúde da população. A extinção das 31 DIRES, substituídas por apenas 09 Núcleos Regionais de Saúde, gerou uma centralização dos serviços nessas Sedes, precariedade no funcionamento das Bases, bem como a sobrecarga de trabalho e desmotivação dos trabalhadores.
Além disso, segundo o sindicato, verifica-se em todo o Estado a desarticulação/desestruturação de equipes de trabalho já consolidadas, o que torna ainda mais preocupante a situação da Bahia, que vem sendo assolada de forma inédita por 3 diferentes vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, com aumento expressivo do número de casos de dengue, chikungunya e zika, com registros de associação com a paralisia de Guillain-Barré e ocorrência de óbitos.
Dentre as principais reivindicações das diversas categorias profissionais, destacam-se:
Investimento na qualificação dos serviços públicos de saúde: recursos humanos, infraestrutura e insumos;
Reforço das ações/serviços de promoção da saúde e prevenção de doenças em parceria com os municípios, sem prejuízo das ações assistenciais;
Valorização profissional, com melhoria da remuneração e das condições de trabalho;
Realização de concurso público para preenchimento das vagas necessárias ao adequado funcionamento dos serviços;
Garantia do direito ao adicional de insalubridade para servidores da saúde, retirado no mês de Junho/15 de forma arbitrária.