Mais de 6 milhões de usuários de drogas injetáveis têm hepatite C. Alerta da ONU, a Organização das Nações Unidas, compõe plano para combater infecções que ocorrem pelo sangue e que são transmitidas pelo uso inadequado de seringas.
Em comunicado que ressalta o Dia Mundial da Hepatite, celebrado no último dia 28, o escritório da ONU responsável por questões referentes a drogas e crime revelou que a luta contra esta doença é semelhante àquela enfrentada no combate ao HIV.
Para Yuri Fedotov, diretor do departamento, deve existir uma mudança cultural para que a sociedade não encare essas doenças como “sentenças de morte” ou que os pacientes sofram represálias no sistema de saúde.
Uma das maneiras para que isso ocorra é aumentar a conscientização das pessoas sobre o vírus, inclusive no fornecimento de informações para mulheres e jovens.
Fedotov destaca ainda que as ações devem ser voltadas para que essas pessoas tenham condições de igualdade no acesso a medidas de prevenção, testes e tratamento.