Com a aproximação da primavera as queimadas têm aumentado no município de Vitória da Conquista. Mas, a falta de consciência tem provocado incêndios descontrolados, até mesmo, em áreas de preservação ambiental, como é o caso da Serra do Periperi.
Vários focos de incêndios podem ser vistos na cidade. Muitos de pequenas proporções, mas que prejudicam aos que moram próximos. Entretanto, um o incêndio no alto da serra, nas imediações do Bruno Bacelar, tem chamado atenção. Há vários dias foi ateado fogo em um terreno, que aparentemente será loteado, e a fumaça tem prejudicado milhares de pessoas que moram na parte alta da Zona Oeste. Por várias vezes os bombeiros estiveram no local e combatendo as chamas, porém, pessoas agem criminosamente e ateiam fogo novamente.
O fogo acaba levando para dentro das residências, abelhas, marimbondos, cobras, escorpiões, aranhas, ratos, entre outras espécies que fora do seu habitat natural, que podem causar acidentes aos seres humanos, dizem especialistas.
Caso você veja que pessoas estão ateando fogo de forma irresponsável é aconselhável que chame a polícia e acione o corpo de bombeiros.
Os incêndios criminosos causados na nas margens de rodovias que se alastra rapidamente com os ventos fortes, também têm sido registrados. Essa irresponsabilidade pode resultar em acidentes dificultando a visão dos motoristas que trafegam nesta época.
Parabéns por ter noticiado, pois já é costume em Conquista nesta época o pessoal tocar fogo no mato, e a população sofre com isto, o ar fica ruim, o calor fica intenso devido à fumaça. Nem final de semana eles param de queimar, não dão descanso…. Cade as autoridades? Um carro soltando uma fumacinha é um problema, mas este fumaceiro, ninguém faz nada…?
As autoridades de Conquista tem de providenciar um plantio de arvores em nossa cidade urgente se continuar assim vai virar um deserto.