Trânsito

Uma questão moral; o desabafo de Herling Conceição

*Por Herling Conceição – A imprensa costuma apresentar elogios a todas as categorias de trabalhadores e até de momentos históricos. Pasmem os senhores e senhoras hoje 23 de setembro de 2015 desde a primeira hora do dia lembraram que “hoje era o dia do sorvete” do jornal Bom Dia Brasil ao programa de entretenimento Vídeo Show. Vários foram os comentários sobre o célebre sorvete.

Mas quero nesta data, 23 de setembro de 2015, chamar a atenção de todos para a beleza de uma profissão e de seus profissionais, trata-se dos meus colegas Agentes de Trânsito e sua nobre missão. Profissionais estes, que, não podemos descrever somente como fenômeno temporal, mas, sobretudo, como homens e mulheres que transformam o dia-a-dia das cidades das quais fazem parte ao assumirem seu dever profissional como propósito do seu próprio caráter. Um nobre propósito, promover a harmonia entre pedestres e condutores em meio ao caos que se tornaram os centros urbanos. Exemplo que deveria ser seguido por todos na luta contra os nocivos efeitos da famigerada globalização que promove a competição exacerbada, que educa para individualismo sadomasoquista e acaba destruindo aquilo que é mais valoroso no humano: o amor à vida.

Colegas Agentes de Trânsito da esfera federal – Polícia Rodoviária Federal, Agentes de trânsito da esfera estadual – Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar e DETRAN e em especial aos Agentes de Trânsito Municipais, nossa luta é árdua e injusta. Mas não desanimem nem se permitam levar pela avassaladora e contagiante moral neoliberal dos que comemoram a riqueza econômica do século XXI ou os desastres por ela provocados sem conseguir diferenciá-los. Não se deixem seduzir por esse modelo de moralidade, ele é que tem provocado o aumento do apartheid social entre ricos e pobres, transformado iguais em desiguais e causado a ruptura dos laços de fraternidade que unem a humanidade fazendo tudo isso parecer normal.

Aos senhores parabéns pelo seu primordial dia, que ele seja memorável a despeito da indiferença daqueles que mesmo tendo a responsabilidade legal e moral se permitem seduzir pelas luzes deste século e esquecem da urgente necessidade de agir para erradicar os acidentes de trânsito que vitimam milhares dos nossos irmãos.

Parabéns! Que a ética profissional seja o radiante fundamento da sua atuação, ao ponto que cada agente possa dizer com orgulho que vale a pena realizar sua missão cada vez melhor, e, acima de tudo, sempre na certeza de que vale a pena ser Agente de trânsito pela vida, pois não há nada mais nobre do que dar a vida pelo irmão.

Seja o amor Deus e ao próximo a razão de seu viver!

*Herling Conceição é coordenador de trânsito de Vitória da Conquista.

5 comentários

Clique aqui para deixar um comentário
  • parabéns aos agentes de transito em especial a Erling e Edson pessoas que conheci na transferência de alguns veículos da frente do Disep, competência e trabalho com seriedade.

  • Realmente estão de parabéns, mais gostaria de sugerir que pelomenos um dia por mês, paracem de multar, orientarcem os motoristas de carro onibus, prinsipalmente aos táxi que nao repeitao sinalizações nao da a ves para niguem e parem de buzinar tanto, os ensinem a ter um pouco de paciência pois eles são chamado de proficional do volante, reconnheço esses proficionais, o poblema e quem esse proficionais colocam par dirigir como diarista sao pessoas sem preparo algum para eles tanto faz a segurança dos seus passageiros, também ensinar os motoqueiros a respeitar a sinalização e as motoristas respeitar a faixa de pedestre, muito obrigado.

  • ESSE CARA SO PODE SER PATÉTICO PRA ESCREVER UMA MERDA DESSA, TERÍAMOS SIM DE COMEMORAR O DIA QUE ESSA BOSTA ACABAR ESSES ARROGANTES PREPOTENTES QUE NAO FAZEM MERDA DE NADA A NAO SER FICAR PARADO NOS SEMA FAROS MULTANDO PELAS COSTAS SEM TER DIALOGO COISA QUE ESSES INÚTEIS NAO SABE OQUE E. VAO PRA SIRIA CAMBADA AJUDAR O ESTADO ISLÂMICO. VCS ESTÃO MAIS PRA TERRORISTA DO QUE PRA AGENTE DE TRANSITO.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados