O verão é a principal estação para o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, pois as altas temperaturas aliadas ao aumento das chuvas são condições ideais para sua proliferação. Por isso, neste período, a atenção deve ser redobrada, ainda mais agora que o mosquito transmite três graves doenças: Dengue, Zika e Chinkungunya.
Com sintomas parecidos, a população deve ficar atenta às diferenças entre elas! “Enquanto a dengue se destaca pelas dores no corpo, a Chikungunya causa dores e inchaço nas articulações. Já a Zika, febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo”, explicou o médico intensivista Wesley Burgos.
Por isso que, diante do aparecimento dos primeiros sintomas, doutor Wesley é enfático: “o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência”.
Números da dengue – Em Vitória da Conquista, a Secretaria de Saúde notificou, entre os dias 4 e 8 de janeiro deste ano, 69 casos suspeitos de Dengue e 3 de Zika, que ainda estão aguardando resultado. Não foi registrado nenhum caso positivo de Chikungunya.
Para esclarecer dúvidas acerca destas doenças e dos cuidados que a população deve ter, a Secretaria de Saúde disponibiliza o seguinte número: (77) 3429-7421. *Secom
Confira agora mais informações sobre os sintomas de cada uma das doenças: