Política

Vitória da Conquista avança em abastecimento, esgotamento sanitário e destinação de resíduos sólidos

Já tratamos aqui do fato de Vitória da Conquista ser considerada, hoje, uma referência nacional em matéria de saneamento básico, de acordo com recente levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil. Mencionamos ainda que, com 85% de sua área contemplada pelo esgotamento sanitário, o município tem possibilidades palpáveis de universalizar essa cobertura nos próximos anos.

Também relembramos o grande número de ruas e avenidas pavimentadas pela Prefeitura nos últimos sete anos – 725 –, algo que não teria sido possível se não houvesse essa grande extensão de redes de esgoto. Afinal, como explicamos, a Prefeitura só leva o asfalto e os sistemas de drenagem até as vias que já dispõem de rede subterrânea para emissão de resíduos. Vimos também que, por baixo das camadas de asfalto, estendem-se aproximadamente 20 quilômetros de tubulação destinada à drenagem.

Mas, em se tratando de saneamento básico, ainda há outros temas a tratar. O esgoto e a drenagem são, sim, determinantes. Entretanto, não se pode falar em saneamento básico sem que se mencione, também, abastecimento de água e tratamento de resíduos sólidos. Os avanços em todos esses itens contribuíram para que o município fosse listado pelo Instituto Trata Brasil como o 14º mais bem saneado do país.

*Secom

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados