A Frente Conquista Popular acaba de dar seu último suspiro: dirigentes do Partido Socialista BrasileiroPSB de Vitória da Conquista entregaram formalmente ao prefeito Guilherme Menezes a carta de saída do governo e anunciaram que a legenda vai marchar com a candidatura própria do ex-presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Pereira. A despedida aconteceu no gabinete do prefeito nesta quarta-feira (16) e foi em clima de cordialidade, segundo informaram ao blog lideranças socialistas que participam da conversa.
Embora fiel defensor político do governo municipal, o PSB ocupava apenas oito espaços políticos: a Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico; a Coordenação de Merenda Escolar; a Coordenação de Serviços Gerais; a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional; a Gerência de Limpeza, Gerência de Postura, Gerência de Trânsito e a Gerência de Obras. Ao gestor, o partido deu o prazo de 15 dias para a necessária transição e exoneração dos socialistas. A pressa está calçada numa questão elementar: o partido quer deixar demonstrado que não é bravata a candidatura própria.
“No projeto político, iniciado em 1997 o PSB procurou sempre contribuir em todos os momentos para as grandes vitórias alcançadas até então. E, durante esse tempo, o PSB teve uma participação significativa nos pleitos eleitorais dos últimos 20 anos, resultantes da soma dos esforços de cada um dos seus militantes e candidatos que se dispuseram à disputa eleitoral, acreditando nos ideais socialistas, o que resultou sempre na vitória do candidato do PT apoiado pela nossa agremiação”, diz trecho da carta entregue ao prefeito.
Ainda na missiva, os dirigentes partidários afirmam que a permanência do PSB na Frente Conquista Popular ao longo dessas duas últimas décadas, em alguns momentos, contrariou até mesmo a vontade de parte significativa da militância, que defendia uma candidatura própria. Por isso, afirma: “A partir das reflexões que emergiram dos mencionados debates, nossa militância e a direção partidária concluíram que é chegada a hora do PSB disputar a próxima eleição com candidatura própria ao cargo de Prefeito Municipal, liderando uma frente partidária e social com o objetivo de que possamos contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico e social de Vitória da Conquista”.
A QUESTÃO DO VICE
Tema delicado para o PSB sempre foi o fato de o partido ter eleito o vice-prefeito. Assim, a carta também deixa clara a forma como o vice-prefeito Joas Meira conduzirá seu mandato nas circunstâncias atuais. “A despeito das questões mencionadas, ressaltamos que, na condição de vice-prefeito, continuarei a cumprir meu papel institucional até último dia do mandato popular que nos foi outorgado, sempre visando contribuir para que tenhamos uma gestão cada vez mais voltada para os interesses da coletividade”./ BLOG DO FABIO SENA