Durante a noite dessa terça-feira (19), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma audiência Pública em Homenagem as polícias Civil e Militar. A audiência foi aprovada pelos 21 vereadores através do requerimento nº11/2016, de autoria dos vereadores Gilzete Moreira (PSD), Fernando Vasconcelos (PT) e Hermínio Oliveira (PPS).
O Presidente da CMVC, Gilzete Moreira, lembrou da importância desse momento para a segurança da cidade: “Essa homenagem é mais que justa, pois é um reconhecimento pelo trabalho que a polícia vem realizando em nosso município. Ele explicou que a audiência é uma homenagem pelo dia Nacional da Polícia Civil e Militar, comemorado na próxima quinta-feira, 21 de abril.
O vereador Fernando Vasconcelos (PT) disse que a CMVC, que é o local de debate das grandes discussões sobre a cidade, “hoje abre espaço para homenagear a Polícia Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros”. Acrescentou que se trata de “uma justa homenagem a todos que trabalham incansavelmente para transformar a realidade que vivemos na segurança pública”. Relembrou que uma de suas primeiras homenagens, foi conceder o título de Cidadão Conquistense em 2005, ao Major Fernando Leite. O vereador afirmou que “muito é dito sem conhecer a realidade. Ninguém sabe a realidade de combater o crime organizado, o tráfico de drogas. Sendo governo, sabemos que falta muito. Essa homenagem serve de estímulo e reconhecimento, para que possamos estar juntos. Só tem resultado positivo quando pensamos coletivo, com envolvimento da família, sociedade, igrejas e instituições. Às vezes há injustas, de quem não conhece o trabalho especial que é feito pela polícia. Nós temos orgulho da Polícia. Nessa noite é especial o reconhecimento porque vocês merecem”.
O vereador Hermínio Oliveira (PPS) parabenizou a Polícia Militar da Bahia pelos 191 anos de existência. “A Polícia Militar da Bahia trava incansáveis batalhas para preservação da ordem pública, dos direitos do cidadão e do estado de direito diuturnamente, seja nos centros urbanos ou nos mais longínquos lugares”, falou. O edil que também é autor do requerimento que está homenageando as Polícias Militar e Civil, destacou as ações que a PM mantêm: “Hoje, contando com uma legião de mais de 30 mil homens e mulheres distribuídos em todo o estado, a Polícia Militar da Bahia atua ostensiva e preventivamente desenvolvendo ações através do policiamento rodoviário, policiamento com cães, rondas táticas motorizadas, policiamento montado e combate a incêndios e sinistros dentre outras atividades. Estabelece ainda interação com a comunidade ouvindo os reclames do cidadão e desenvolvendo atividades socioculturais”. Hermínio ressaltou que a PM baiana é composta por 20 batalhões, 44 companhias e seis unidades especializadas.
O Vereador Álvaro Pithon (DEM) também participou da sessão e lembrou dos trabalhos realizados por todos os comandantes que passaram pela Polícia Militar de Vitória da Conquista: “Sempre digo que nossa cidade tem a sorte de ter pessoas dignas na corporação da polícia militar atuando na cidade e região. Estão todos de parabéns pela excelente atuação”. Ele agradeceu ainda ao coronel Ivanildo, Major Berlink, Major Leite ao capitão Edimário e sua esposa Angelita e a todos da polícia Militar e da Civil que foram da o último adeus ao seu neto Pablo. Finalizou desejando um ótimo trabalho a todos os policiais ali presente.