Cadastramento para a inspeção acontece entre os dias 7 e 10; a inspeção é necessária para quem pretende atuar na Operação Pipa
Os proprietários de caminhões-pipa que têm interesse em participar do credenciamento da Operação Pipa, desenvolvida pelo Governo Federal (Exército) em parceria com a Prefeitura, e que não possuem autorização sanitária vigente, devem solicitar a inspeção dos tanques em que é transportada a água potável. O pedido deve ser feito nos dias 7 e 8, em horário comercial, na sede da Vigilância; e nos dias 9 e 10, também em horário comercial, na Defesa Civil.
Os proprietários devem comparecer a um dos locais, portando originais e cópias dos seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), comprovante de residência em Vitória da Conquista, em nome do solicitante.
A inspeção sanitária, uma das exigências do Exército para que o veículo possa ser credenciado na Operação Pipa, será realizada entre os dias 14 e 17, das 9h às 11h, no Deserg. Durante a fiscalização, são analisadas as condições do tanque, como pintura e presença de ferrugem, e das torneiras e mangueira. Também serão verificados, os documentos referentes a tinta apropriada para o transporte de água potável e o registro de limpeza do tanque.
Os veículos que forem aprovados na vistoria vão receber um documento de autorização sanitária provisória e, se credenciados pelo Exército para participarem da Operação, será emitida a autorização sanitária, com validade de seis meses.
A Vigilância Sanitária está situada na Rua São Joaquim, nº 31, bairro Alto Maron. Já a Defesa Civil funciona na Rua João Norberto, nº 46, Alto Maron.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (77) 3422-8283.