Agência Brasil – O prazo para sacar o abono social do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente ao ano-base 2014 acaba na quinta-feira (30), porém mais de um milhão de trabalhadores ainda não retiraram o benefício.
O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep, aos servidores públicos. Os recursos não sacados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
A quantia, equivalente a um salário-mínimo (R$ 880), é paga a empregados que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2014 e tenham recebido até dois salários-mínimos por mês nesse período. Além disso, é necessário estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
No caso do PIS, o trabalhador que possuir cartão cidadão e senha cadastrada pode sacar o benefício nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em casas lotéricas. Se não tiver o cartão cidadão, é possível receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de documento de identificação (carteira de identidade, carteira de habilitação, identidade militar, passaporte ou CTPS). Informações podem ser obtidas pelo telefone da Caixa: 0800-726 02 07.
Para sacar o PASEP, o trabalhador precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação (os mesmos citados acima). Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone: 0800-729 00 01.
Mais informações sobre o PIS/Pasep podem ser obtidas, também, pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158.