De 25 a 29 de julho, o Centro de Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav) realiza a Semana Municipal de Combate às Hepatites Virais. A programação integra a campanha anual promovida pelo Ministério da Saúde e busca alertar a população quanto à doença, suas formas de contágio, medidas de prevenção e tratamento.
Durante a semana, será intensificada a oferta de vacinas da Hepatite B nas unidades de saúde. Além disso, serão promovidas ações educativas e de conscientização em salas de espera, universidades e salões de beleza.
No dia 28, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate às Hepatites Virais, uma blitz no centro da cidade vai mobilizar a população para o assunto. Além disso, em um estande montado em frente ao Caav (Praça João Gonçalves, s/n, Centro), será possível realizar testes de diagnóstico para as hepatites B e C.
A programação também conta com uma Balada Noturna, no dia 29 de julho. A ação é voltada para profissionais do sexo e conta com visitas às casas noturnas e ao trecho urbano da BR 116, buscando a conscientização sobre as hepatites.
A doença – A hepatite é uma inflamação grave do fígado, podendo ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, milhões de pessoas só percebem que têm algum tipo de hepatite quando ela começa a se manifestar de forma mais grave, como uma cirrose ou câncer de fígado.
Além da testagem para diagnóstico da doença, o Caav também disponibiliza tratamento gratuito para os tipos B e C. “Os usuários são acompanhados por um grupo multiprofissional, composto por técnico de enfermagem, enfermeiro, médico hepatologista, psicólogo, odontólogo e equipe da farmácia”, relata a coordenadora do serviço, Fernanda Aguiar.