Canal de drenagem terá quase dois quilômetros de extensão; outros trechos terão tubulação subterrânea
As obras do Corredor Perimetral continuam em andamento no trecho da futura via que passa pelo bairro Boa Vista. Ali, operários prosseguem com a aplicação de concreto e pedras no canal de macrodrenagem que, assim que estiver concluído, terá aproximadamente 1,8 quilômetro de extensão.
Bem ao lado do canal, de forma simultânea, máquinas fazem a terraplanagem do terreno por onde a via continuará em direção a seu ponto final, na Avenida Olívia Flores, nas imediações do campus conquistense da Universidade Federal da Bahia (Ufba) – o ponto inicial é a 12 quilômetros dali, na avenida Brumado, situada no extremo oposto do perímetro urbano.
Em outros trechos que comporão o Corredor Perimetral, a drenagem será subterrânea, por meio de tubos de PVC e aço, com diâmetro que varia entre 1,5 e 1,9 metro. O serviço de instalação desses tubos já foi concluído em bairros como Morada dos Pássaros e Coveima, e está em andamento no Boa Vista, num trecho da Avenida Juracy Magalhães. A mesma tecnologia de drenagem será implantada na região da Lagoa das Bateias e do Cidade Modelo.
O canal do Perimetral será complementado por dois grandes tubos, que serão instalados um ao lado do outro no leito do Rio Verruga. Eles terão 4,6 metros de diâmetro e 60 de extensão. O investimento nas obras de drenagem é de R$ 10 milhões, incluídos no total de R$ 60 milhões previstos para o Corredor Perimetral. O empreendimento é uma das obras realizadas em Vitória da Conquista por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Mobilidade Urbana).
“Todas as etapas de macrodrenagem estão sendo feitas com rigor técnico e qualidade, para que o Corredor Perimetral cumpra com seu objetivo: interligar as regiões oeste, sul e leste, melhorando a mobilidade urbana e possibilitando a ligação direta entre regiões muito adensadas sem a necessidade de passar pelo centro da cidade”, explica o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann.
O triste diante de uma grande e importante obra dessa, é o fato da mesma passar pelo um espaço que é destinado ao lazer através de caminhadas e de uso bicicletas que a Lagoa das Batéis, precisa de tratamento urgente.! E porque não passar este corredor pelo bairro Terras do Remanso?