Evento gerou quase três mil empregos diretos e cerca de cinco mil indiretos. Além da rede hoteleira, o FIB movimenta a cena de bares e restaurantes que lotam no final de semana do evento.
Uma festa que Vitória da Conquista já se apropriou e que se firmou como uma das principais da região Nordeste. Depois de três dias intensos, o Festival de Inverno Bahia (FIB) 2016 termina com saldo positivo. Além de alegria, cultura e entretenimento, gerou emprego e renda para diversas empresas e trabalhadores envolvidos direta e indiretamente com o evento. O FIB aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de agosto no Parque de Parque de Exposições Teopompo de Almeida.
Pelo Palco Principal passaram artistas já consagrados e também expoentes da mais nova geração da música brasileira: Djavan; Lulu Santos; Nando Reis; Biquini Cavadão; Capital Inicial; Natiruts; BaianaSystem; Paula Toller; Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá – Legião Urbana XXX anos; Marcos & Belutti. Nos palcos da Arena Eletro Rock e do Barracão Universitário Opção se apresentaram 26 atrações locais e regionais que garantiram uma diversidade de ritmos como o forró, arrocha, eletrônico e rock.
O Festival de Inverno Bahia é uma produção da Icontent e TV Sudoeste, ambas da Rede Bahia e 17 marcas estiveram presentes no evento: patrocínio da Fainor e Governo do Estado da Bahia e apoio do Shopping Conquista Sul, Wizzard, Colégio Opção, Consultant IT, Localiza, He-net, Ballantine’s, Porto Seguro, Verana, Armazzem, Tia Sônia, Zab, Madeoffice, Les Hibous e Diamantina.
Em sua 12ª edição, o FIB gerou quase três mil empregos diretos e cerca de cinco mil indiretos. Já no início de agosto, um mês antes da festa, a maioria dos hotéis da cidade estavam com reservas esgotadas. Além da rede hoteleira, o FIB movimenta a cena de bares e restaurantes que lotam no final de semana do evento. Pela cidade ainda acontecem, paralelamente, eventos fechados e abertos, em certa medida, incentivados pelo clima festivo que o FIB proporciona.
Um palco principal, camarotes, Arena Eletro rock, Barracão Universitário Opção e Espaço Gourmet reunidos somaram 25 mil m² de área destinada ao público (somente o Camarote Ballantine’s ocupou 2,5 mil m²). Foram 150 toneladas de ferro empregadas na estrutura. Se o público manteve o alto astral na pista, um gerador de 4.200 KVA garantiu a energia em todo o parque. O equipamento tem capacidade para alimentar uma cidade de seis mil habitantes por três dias. E os números não param por aí: 160 m² de Led, 28 toneladas de iluminação, 158 mil whats de som e 60 toneladas de equipamento de som.
Para manter a energia do público, 41 estabelecimentos de alimentos e bebidas estiveram distribuídos pelo evento. Foram consumidos 96 mil latas de cerveja, 36 mil latas de refrigerante, 24 mil garrafas de água, mil garrafas de whisky, 800 garrafas de vodka e 12 mil latas de energético.
E o público pôde curtir e arrepiar na 12ª edição do FIB com toda a estrutura de segurança e saúde. Foram 224 homens contratados, incluindo brigadistas, além de efetivos das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, dois postos de saúde, dois médicos por dia e presença de uma ambulância avançada por noite.
Com resultados tão positivos, a expectativa do público é para a 13ª edição, já confirmada pela Rede Bahia.