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PT acusa empresa de divulgar pesquisa para ajudar Herzem Gusmão

A exemplo de outras eleições, a manipulação de dados continua sendo a estratégia dos opositores da campanha de Zé Raimundo para favorecer os seus candidatos e influenciar no resultado do próximo dia 2 de outubro, a firma a assessoria do candidato petista. O fato pode ser observado numa pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 12.

A empresa que contratou a pesquisa, a Rossane Comunicação e Cultura LTDA, é a mesma responsável por realizar a produção dos programas eleitorais de Herzem Gusmão, da coligação Uma Conquista Melhor. Esse dado está no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, a pesquisa, desde o princípio, é totalmente parcial. Fora a suspeição evidente, a campanha da coligação liderada pelo PMDB já pagou R$ 180 mil à Rossane Produções. Essa triangulação com o instituto que fez a pesquisa, segundo a assessoria jurídica da campanha de Zé Raimundo, é um indício de financiamento irregular. Pela regra  atual, empresas não podem fazer contribuições, apenas pessoas físicas. 

A pesquisa ouviu apenas 625 pessoas, num curto período de tempo (três dias), sendo que do universo de 11 distritos rurais, os questionários foram aplicados apenas em três selecionados cuidadosamente entre os principais redutos do candidato que comprou os serviços da pesquisa. Além do questionamento sobre a metodologia e a distribuição da amostragem, surpreende ainda mais o fato de apenas sete pesquisadores conseguirem colher os dados em tão pouco tempo.

Segundo o site Bocão News, a margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.  A margem muito mais alta do que os institutos de pesquisa normalmente trabalham permite uma distorção de até  dez pontos percentuais, falseando completamente o quadro eleitoral do momento.

O presidente do PT local e representante da coligação Conquista Quer Mais, Rudival Maturano, não tem dúvidas sobre a costumeira tentativa de manipulação. “Eles já tinham tentado a mesma manobra desde a pré-campanha, sempre recorrendo a blogs de fora, porque a imprensa local já conhece bem os métodos do candidato”, comenta Rudival.

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