Destaque Política

O debate que o eleitor não viu: xingamentos e ameaças

Para quem assistiu o debate dos prefeituráveis na noite desta quinta-feira, 29, na TV Sudoeste, parecia que tudo foi morno, sem graça. Aos que acompanhavam do estúdio, o cenário era inverso. Muitos passaram desapercebidos, mas a breve imagem do final do penúltimo bloco, quando o candidato Herzem Gusmão segue em direção ao mediador, e a gravata desalinhada do Peemedebista no último bloco demonstraram que nos bastidores havia uma guerra.
Claro, nenhum funcionário da sucursal da Globo quis informar o que ocorreu. Mas, o Blitz conversou com uma fonte, a qual não está ligada a emissora, ao PMDB ou PT.
Segundo a fonte, tudo estava tranquilo até o momento que o mediador do debate, o jornalista Judson Almeida, errou involuntariamente ao não sortear o tema da pergunta que seria realizada pelo candidato Herzem. Todas as assessorias estavam em salas separadas e sem contato entre elas ou com os candidatos, somente sendo permitida a orientação nos intervalos.
Com o erro, as assessorias, entre elas a do candidato petista Zé Raimundo, reclamaram de imediato. Descontentes e afoitos com o ocorrido, os assessores ameaçaram retirar José Raimundo do debate, justificando que ele foi prejudicado. De imediato os prepostos da emissora encontraram como solução: no bloco seguinte, quando as perguntas seriam abertas, o candidato Herzem teria que fazer um questionamento segundo o tema sorteado.
A assessoria de Zé Raimundo, mesmo descontente, aceitou e o debate continuou.
Como todos observaram, durante todo o programa o candidato Herzem afirmava que de corrupção “quem entendia era o PT”, numa clara provocação ao seu opositor petista. Como as regras do debate já estavam preestabelecidas, todos entendiam que ali não cabia pedido de resposta. Mas, quando Zé Raimundo afirmou que o candidato Herzem teria que explicar sua participação na “Lava Jato”, fazendo referência a interceptação telefônica em que Gedell Vieira Lima pede a um diretor de uma empreiteira dinheiro para campanha do seu aliado em Vitória da Conquista, Herzem se sentiu injustiçado e requereu direito de resposta. O pedido foi rejeitado e aí a coisa desandou no estúdio.
No intervalo seguinte, Herzem se levantou e seguiu em direção ao jornalista Judson. De forma “áspera”, ele [Herzem] teria reclamado com o mediador, o qual, com muita serenidade e educação, que lhe é peculiar, justificou que a coordenação do debate avaliou e não entendeu que a declaração teria afetado a honra do candidato. O assessor de Zé Raimundo, também, teria entrado na confusão, demonstrando insatisfação com a postura de Herzem e aproveitou para fustigar. Assessor e Herzem desceram do salto. A confusão chegou aos empurrões, não atingindo as vias de fato, por causa da intervenção dos seguranças.

Candidato tentava se recompor e ajeitar a gravata, após um intervalo quente com o assessor do seu opositor petista.
Candidato tentava se recompor e ajeitar a gravata, após um intervalo quente com o assessor do seu opositor petista.

Prova que algo errado estava ocorrendo, foi a demora no último bloco comercial, muito maior que os demais. Porém, a confusão prejudicou os outros candidatos que não tiveram tempo para serem instruídos por seus assessores. Após a confusão, todos se recompuseram, mas, ainda assim, a gravata desarrumada de Herzem dava sinais que o debate pegou fogo, pelo menos nos bastidores.
Sim, e na saída da emissora, o candidato peemedebista, aparentemente sem perceber, teria empurrado jornalistas que faziam a cobertura.
Ouvimos várias testemunhas sobre o fato relatado e preferimos não descrevermos detalhes das discussões e situações que não envolveram candidatos. Afinal, só eles viram e ouviram. Infelizmente, o eleitor não viu o melhor, aliás, o PIOR do debate.

26 comentários

Clique aqui para deixar um comentário
  • Cara Boca de Aluguel é um radialista que nem soube usar sua oratória no debate, falou mal não soube rebater com sabedoria o que lhe foi perguntado, resumindo na a area dele ele soube se impor quiçá com uma cidade grande dessa. candidato mal preparado e pra mim junto com o Roberto foram os piores do debate.

  • A história está mal contada. Eu estava na TV Sudoeste na noite do debate. O que vi, ninguém me contou, foram assessores do PT completamente agressivos e raivosos, o que assustou funcionários da empresa e assessores dos outros candidatos. Um deles me disse que nunca viu nada tão primitivo. Eles partiram em direção ao estúdio, na tentativa de invasão, num completo desrespeito à liberdade de expressão. Foram contidos por seguranças. A troca na hora da pergunta foi solucionada no bloco seguinte, o que provou ser desnecessário ato tão absurdo. Um dos assessores do PT xingou o jornalista Judson Almeida, um dos profissionais mais éticos da televisão baiana. O mesmo assessor usou palavrões ao se dirigir a Hérzem Gusmão. Eu vi tudo. Sou leitor assíduo do seu site, o admiro muito como profissional, e espero ver meu comentário publicado, a bem da verdade.

  • “Ouvimos várias testemunhas sobre o fato relatado e preferimos não descrevermos detalhes das discussões e situações que não envolveram candidatos”.

  • Na democracia sadia se ganha e se perde. O PT ignora isso e acha que tem que ganhar, a qualquer preço. zé do PT vai perder pq o povo cansou do marasmo de guilherme menezes, a corrupção dos amigos deles, Vacari e Palocci e as promessas na boca da urna. Ninguém suporta mais o PT em Conquista, isso é fato. A alternância de poder é salutar na democracia. A cidade não tem dono, somos livres, ninguém manda em nossa decisão. Aceitem petistas, que dói menos.

  • Reputo este Blog como uma publicação séria. Por este motivo leio estupefato um texto tão tendencioso! Acompanhei de perto os fatos e lhes digo: toda a confusão foi provocada pelos assessores do candidato José Raimundo Fontes que, por pouco, não chegaram às vias de fato com assessores do oponente, dentro da emissora. Em total descontrole dirigiram agressões verbais a várias pessoas, inclusive ao candidato do PMDB e ao mediador do debate. Se o público tivesse visto o que se passou nos bastidores, teria constatado assessores do PT enlouquecidos e o candidato do partido visivelmente apavorado tentando, sem sucesso, conter os companheiros. Também sou assessor e nunca vi algo tão grotesco protagonizado por colegas. Como dito no início, este blog está na barra de favoritos do meu navegador, e acredito que os amigos terão a ombridade de publicar o presente comentário, para que a realidade dos fatos não siga tão vergonhosamente distorcida.

  • Boca de Aluguel já era, quero vê como ele vai explicar as pesquisas frajutas dele, pagas por ele, mas vai levar uma lavagem tão feia que não conseguiram nem saber o caminho de casa, vamos comemorar domingo o 13 na cabeça. Só pra lembrar é Zé do povo é o povo do Zé é 13 neles!

  • Votar nesse cidadão é devolver a cidade aos tempos de coronéis, essa família que esteve no poder outrora quer voltar para afundar a cidade. Não duvido de nada que foi apresentada nessa matéria, Vitoria da Conquista merece mais, Vitoria da Conquista quer mais! Essas pesquisas me lembram quando o então candidato ao governo do estado Paulo Souto era apontado como vencedor no primeiro turno, as urnas mostraram o contrario, a Bahia mostrou o contrario! E em Vitoria da Conquista não será diferente! Como jovem estudante e trabalhador eu tô com Zé !

  • Desrespeitar o Judson, mediador do debate, diz muito da postura destemperada do candidato do PMDB, amigo do Geddel, Cunha e Temer.
    Se a confusão fosse só entre candidatos não seria aceitável , mas, mais fácil de compreender, mas, o radialista foi para cima e desrespeitou o Judson. Imaginem um homem destemperado desse num cargo público? Já vimos muito isso no tempo dos coronéis.
    #foraTemer
    #foraHerzem
    #xôfalador

  • Estória mal contada mesmo! Antunes, vc está certo! Também ouvi de pessoas que estavam lá outra versão bem diferente. Apesar de não gostar desse blog, também achava que era sério, mas essa matéria está muito tendenciosa e totalmente equivocada. Além de mudar os fatos, diz que Judson é educado. Não é essa a imagem que ele passa, na minha opinião. Nas entrevistas com os candidatos, ele não foi educado; a forma como ele se dirige às pessoas também não considero educada. E quem é esse Jeca Tatu, preconceituoso e despeitado, pra falar mal de uma família inteira, ou várias famílias, ou inúmeras pessoas, assim? Estamos em 2016, seu jeca. Os que se acham donos da cidade não têm Gusmão no nome e são os políticos que não querem largar o osso. Só podia ser um jeca mesmo…tão covarde que nem se identifica.

  • Fora pt gente vcs sera que vai deixa Zé Raimundo no pode di novo vamos muda fora pt tei outros candidato TAM bem vamos muda por que pilhor não fica fora pt já

  • Conquista está cheia desse pt que se acomodou na cidade, não faz mais nada na saúde, a educação está falida, acorda Conquista, sei que não temos nomes melhores, mais infelizmente temos que mudar, chega de Pt, PC do B, .

  • Hérzem não tem competência nenhuma para governar Conquista.Mal conhece a cidade,é um mal – educado,sem compostura e arrogante.A mudança é necessária,mas para melhor!Hérzem não tem e jamais terá a formação cultural,a educação e a hombridade de Zé.

  • Não devendo A+B, porem, o PT pensa que política e cargo vitalício. uma coisa e certa, quase todo o funcionalismo público estadual não vota em candidatos que votaram a favor da retirada das vantagens adquiridas há anos.

  • Quem ainda está defendendo o PT e sua corja, não é por ignorância, pois todos os fatos expostos não deixam nenhum espaço para dúvidas, é mau-caratismo mesmo. É o sujo e o imundo juntos.

  • Herzen quer prejudicar os taxistas e implantar transporte por aplicativos que subtraem 25% do pais e leva pro exterior.

  • Verdade que o povo está cansado do pt, diante do quadro político e econômico em que nos encontramos, é natural votos de protesto, a grande preocupação é o candidato escolhido para substituir o atual prefeito, um grande peso morto. Coronel! Uma cidade como conquista não pode ficar nas mãos de quem nunca fez nada por ela. A verdade é que quem mais trabalha aqui é Valdenor e Zé Raimundo. Por isso, mesmo indignada com o cenário atual, voto em Zé com consciência.

  • Povo deixa sua insatisfação vote no 50 que foi cortado do debate so por ser o unico que tem motivo para provocar o debate e teve a coragem de dezer fora tem na tv bahia.

  • Precisamos de mudanças em conquista,Zé Raimundo não tem projetos para geração de empregos,ele só fala em paisagismo precisamos de um prefeito que envista em educação saúde e que traga mais indústrias para nossa cidade…

  • Marivaldo

    Olá boa tarde
    Diante destes comentários de bate e rebate, disse e não disse e acompanhando o debate cheguei a conclusão que não são esses tipo de lideres que nossa amada conquista precisa. Esse xinga, xinga, acusação pra lá, acusação pra cá, nós não precisamos disso. Tenho pra mim que conquista merece muito mais coisa muito melhor, eles mostraram quem realmente são tanto nas suas campanhas como no debate, incapazes de governar o próprio nariz. Imagine conquista?

  • A nossa cidade não pode ser entregue na mão de um ingnorante metido e que não tem vocação nenhuma pra prefeito esse bocudo agora ta dando uma de bom Sempre so falava mal da cidade gente vamos no 13 ne quem entende é zé de novo é do povo 13’é13

  • É esse sujeito arrogante e prepotente que querem colocar para governar a nossa cidade?
    Esse sujeito NÃO me representa. Sempre teve a fama de tratar mal aos seus subordinados. Realmente querem que a nossa cidade regrida aos tempos dos coronéis, mas tenho fé que as pessoas irão enxergar a tempo que ele e a corja Temer, Gedel e Companhia não irão tomar conta da nossa cidade.
    Acordem!!! A mudança só vale a pena se for para melhor e esse sujeito é a pior coisa que pode acontecer nesse momento. ##Eunãovotono15##tenhoamoraminhacidade##

  • Isso tudo escrito é mentira, se tiverem que ganhar, que seja com a verdade, não vamos inventar coisas, não façam jogo baixo. Vamos discutir propostas. Nada de desespero. Essa campanha de segundo está com cheiro de baixaria total. Espero que TRE e as forças do poder público intervenha e não permita excessos. Nosso povo não merece, que vença a vontade sumprema do povo.

  • Esse termo petista “boca de aluguel” é no mínimo engraçado… Herzem ganhava uma boa grana (de dinheiro público, óbvio) pra falar bem do governo do PT na Resenha Geral, isso é fato. Mas e aí? Quem é mais corrupto? O que contrata o serviço ou quem executa o serviço? Acordem, fantoches! Conquista está é repleta de corruptos. O que está acontecendo aqui é apenas uma briga de facções. PT, PMDB, tudo farinha do mesmo saco. Idiota é quem defende político. Conquista só tem mídia comprada, todos os blogs são alinhados com algum partido ou político espertinho. Ainda bem que não sou cúmplice e nem votei.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados