O Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista, deu início, na manhã desta quinta-feira (20), as comemorações dos 10 anos de existência da instituição que se estenderão até a noite desta sexta-feira (21). Por volta das 10h, foi feita a “Abertura Oficial” do evento, seguida de homenagens, com a presença do vice-reitor da UFBA, Paulo César Miguez de Oliveira, representando o atual reitor, João Carlos Salles; os ex-reitores Naomar de Almeida Filho e Dora Leal Rosa; o Diretor do Campus Anísio Teixeira, Orlando Caires; e representantes da comunidade universitária e da comunidade externa. Na ocasião, ainda houve o lançamento do livro “Anísio Teixeira e a Cultura” e a realização de debates sobre a “Interiorização do Ensino Superior”.
O vice-reitor da UFBA, Paulo Miguez, disse ser um momento de muita alegria e satisfação. “Um momento de imensa alegria, e de alegria redobrada, porque essa década de existência do Campus Anísio Teixeira acontece no ano em que a UFBA completa 70 anos. É uma satisfação imensa ver esse campus funcionando a todo vapor e com perspectivas sempre muito positivas de crescimento.”
Reitora da UFBA, no período de 2010 a 2014, Dora Leal expressou ser um momento de celebração, de ver que o projeto que a UFBA pensava tornou-se tão vitorioso. “Eu, como ex-reitora e membro da comunidade acadêmica, me sinto muito orgulhosa em ter participado da história desse campus que recebe hoje mais de mil estudantes. Buscamos dar autonomia ao campus e muitos procedimentos foram descentralizados da Administração Central. Então, é motivo de muito orgulho e de grande alegria”, disse a ex-reitora, que teve a oportunidade, em sua gestão, de entregar ao MEC, junto com o Diretor Orlando Caires, o projeto de criação da futura Universidade Federal do Sudoeste da Bahia.
O ex-reitor Naomar de Almeida Filho destacou que o Campus Anísio Teixeira, implantando ainda em sua gestão em 2006, já tem todas as condições necessárias para se tornar uma universidade autônoma. “Quando começamos todo esse esforço, ninguém poderia imaginar que estaríamos hoje com esse campus bonito, bem cuidado, grande. É uma sensação de dever cumprido. Estamos vendo um sonho realizado. É uma surpresa muito positiva, não só do preenchimento das expectativas, mas da superação das expectativas. Esse campus é um modelo para outros processos de interiorização das universidades e já se tem aqui todas as condições para se tornar uma universidade autônoma.”
Em sua fala, o Diretor da UFBA-Conquista, Orlando Caires, agradeceu a todas as pessoas que fizeram e fazem parte da história da instituição, que contribuíram para a implantação do campus e que têm contribuído para sua consolidação e expansão. “Tenho muito orgulho de fazer parte da UFBA-Conquista”, finalizou.
A programação completa das comemorações dos 10 anos da UFBA-Conquista podem ser vistas no site:http://www.ims.ufba.br/10anos/.
Assessoria de Comunicação