Nesta sexta-feira, 18, a Embasa emitiu mais uma nota informando que o abastecimento continua.
De acordo com a publicação, as chuvas não são suficientes para por fim ao regime de racionamento.
Nota de esclarecimento da Embasa
Diante da informação equivocada que está circulando nas redes sociais, nesta sexta-feira (18), a Embasa esclarece que as chuvas ocorridas na região das barragens de Água Fria I e II são insuficientes para por fim ao regime preventivo de racionamento no sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Vitória da Conquista e Belo Campo.
Os rios que alimentam essas barragens estão situados no município de Barra do Choça, onde o índice de pluviosidade resultante das chuvas desta semana foi de apenas 60 milímetros contra os 150 milímetros registrados em Vitória da Conquista.
Com isso, o nível da barragem de Água Fria II – principal reservatório que atende o sistema – chegou a 51% de sua capacidade máxima, ante os 34% registrados em maio deste ano. Já a barragem de Água Fria I se encontra em seu nível máximo. No entanto, devido à sua pequena capacidade de acumulação, sua função é garantir reserva de água para manter o nível da barragem de Água Fria II em condições de abastecer Vitória da Conquista e Belo Campo.
A Embasa ressalta que, desde junho deste ano, reforçou a operação do sistema de captação de água do rio Catolé, com a instalação de mais equipamentos de bombeamento e, desde então, esse manancial tem contribuído com cerca de 80% da oferta de água distribuída nos dois municípios, enquanto as barragens estão sendo preservadas para que possam voltar a ter níveis mais seguros de disponibilidade de água.
Assessoria de Comunicação Embasa