Existe uma lei federal que veda o nepotismo no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal. Mas, você sabia que em novembro de 2006 o então prefeito José Raimundo Fontes sancionou uma lei municipal que veda a nomeação de parentes de autoridades para cargos em comissão e funções de confiança, apenas com restrição em caso de concursados?
A lei de autoria do então vereador comunista, Andreson Ribeiro, foi aprovada pela Câmara Municipal de vereadores
Vale a pena conhecer a lei e ficar atento!
Conheça a lei na íntegra
LEI Nº 1.361/2006
VEDA A NOMEAÇÃO DE PARENTES DE AUTORIDADES PARA CARGOS EM COMISSÃO E FUNÇÕES DE CONFIANÇA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O PREFEITO MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA, Estado da Bahia:
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º – É vedada a investidura em cargo de comissão ou função de confiança de cônjuge, companheiro com relação estável ou parente por consangüinidade, adoção ou afinidade, até o segundo grau do Prefeito, do Vice Prefeito, de Secretário Municipal ou de Vereador no âmbito da administração direta e indireta ou fundacional dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais respectivamente.
Parágrafo Único – Ficam ressalvadas por esta Lei, as nomeações ou designações condicionadas a habilitações em concurso público específico.
Art. 2º – A não-observância do quanto disposto no artigo anterior, configurando ato de improbidade administrativa, implicará na nulidade absoluta do ato administrativo e obrigará a autoridade responsável por sua prática, a restituir ao Município os valores recebidos indevidamente pelo parente nomeado, além das demais penalidades previstas na Lei Federal.
Art. 3º – Esta Lei entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2009.
Art. 4º – Revogam-se as disposições em contrário.
Gabinete do Prefeito Municipal de Vitória da Conquista, 24 de novembro de 2006.
José Raimundo Fontes
Prefeito
Se não estou enganado, tem parente do Vereador pastor Sidnei e do Álvaro Pithon na prefeitura..Isso pode??
O Filho do Pastor Sidnei (VEREADOR) está ocupando cargo comissionado na PMVC.
http://www.blogdoanderson.com/2017/02/16/legislativo-conquistense-pastor-sidney-emplacou-filho-na-coordenacao-do-arquivo-municipal/
FALTA A LEI DO BOMBEIRO CIVIL VERGONHAM LEI FEDERAL 11901 EXISTE MAIS A MUNICIPAL QUE OBRIGA EMPRESÁRIOS A CONTRATAR OS PROFISSIONAIS ESTES SÃO ABANDONADOS PELO MUNICÍPIO