Começa nesta quarta-feira, 07, na Escola de Formação em Saúde da Família de Vitória da Conquista, a Conferência Macrorregional que antecipa as discussões da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres da Bahia (CESMuBahia). Serão dois dias de atividades que têm como objetivos analisar as prioridades constantes no Documento Orientador e elaborar propostas para o fortalecimento das ações de implementação da Política Nacional e Estadual de Atenção Integral da Saúde das Mulheres.
Durante a Conferência Macrorregional, será instituída também uma comissão organizadora local que deverá contar com um membro da Comissão Organizadora Estadual, um membro da Comissão de Comunicação e Mobilização Estadual e um membro da Comissão de Relatoria Estadual, representantes dos Núcleos Regionais de Saúde, membros do COSEMS, Conselhos Municipais de Saúde, Movimentos Sociais entre outros, vinculada à Comissão Organizadora Estadual.
O evento terá início às 13h, com o acolhimento dos participantes e o credenciamento nos eixos temáticos. A mesa de abertura será formada às 14h, e às 15h30 terá início a palestra magna, com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, que será ministrada pela secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Dra. Julieta Palmeira. Entre os temas que serão discutidos na Conferência estão ainda “O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres” e “O mundo do trabalho e suas conseqüências na vida e na saúde das mulheres”. A Plenária Final com a discussão e eleição das propostas e das delegadas para a Conferência Estadual será realizada na quinta-feira, 08, a partir das 14h.
A CESMuBahia, que acontece de 27 a 29 de Junho em Salvador, é uma etapa da 2ª Conferência Nacional. A expectativa é que este evento contribua para a efetivação do controle Social no SUS para a saúde das mulheres. Para isso, os conselhos municipais de saúde, com o apoio do Conselho Estadual de Saúde (CES) e da sociedade civil organizada, realizam as conferências livres e macrorregionais, de onde saem eleitas as delegadas que vão representar suas regiões na CESMuBahia.
Maiores informações podem ser obtidas por meio do site www.saude.ba.gov.br/cesmubahia.
*Secom